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Confira 4 dicas para você acertar na contratação de funcionários

Confira 4 dicas para você acertar na contratação de funcionários

By prosphera 9 de abril de 2018 Consultoria,Consultoria de RH

A contratação de funcionários é um das tarefas mais importantes na empresa, pois assim é possível integrar talentos e arquitetar equipes de alto desempenho. Todavia, é preciso conhecer e aplicar algumas dicas para obter excelentes resultados.

Na atualidade, há diversas demandas que precisam ser consideradas: como a relação entre o perfil da vaga e o perfil do candidato, a inserção de novas tecnologias que agilizem o processo seletivo e o mapeamento das competências organizacionais.

Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo. Hoje, você vai conhecer 4 dicas que te ajudarão a acertar na contratação de funcionários. Boa leitura!

1. Mapeie as competências necessárias à organização

A gestão por competências é um assunto cada vez mais importante e deve fazer parte do processo de seleção. Consiste em mapear as competências que existem na firma e aquelas que não existem, para que depois sejam desenvolvidas.

Então inicie mapeando as competências necessárias ao êxito da empresa e da vaga em aberto. Em seguida, priorize a seleção de profissionais que possuem as competências detectadas e essenciais ao sucesso. Assim, será possível fortalecer o negócio.

2. Considere o Fit Cultural na seleção

Por muito tempo, o principal foco dos profissionais de recursos humanos foi o conjunto dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de um candidato (o famoso C.H.A.). Hoje, no entanto, é importante considerar uma quarta competência: os valores.

Analise o perfil de cada candidato e avalie se possuem valores que se relacionem com os da empresa, como espírito inovador ou paixão pelo trabalho, por exemplo. Esse processo é chamado de Fit Cultural e contribui para a contratação de funcionários com aderência ao cargo e que se encaixem na cultura organizacional.

3. Otimize a jornada do candidato à vaga

Assim como existe a jornada do cliente, que começa no reconhecimento de uma necessidade e acaba na compra, existe a jornada do candidato. Ao entendê-la, é possível promover melhorias e manter os candidatos engajados até o fim da seleção.

A jornada do candidato é composta por cinco principais etapas:

  1. descoberta da vaga em aberto;
  2. interesse pelo cargo;
  3. candidatura/inscrição na seleção;
  4. processo seletivo;
  5. efetivação da contratação.

Reflita sobre cada uma das etapas e pense em como podem ser melhoradas, garantindo que um maior número de talentos se inscrevam e permaneçam na seleção. Desse modo, serão multiplicadas as chances de encontrar e contratar o candidato ideal.

4. Conte com as tecnologias certas

Há uma imensa quantidade de tecnologias voltadas à gestão de pessoas, capazes de otimizar os processos e potencializar os resultados. Então é preciso conhecê-las!

É possível destacar o uso do software de recrutamento e seleção, pois ele centraliza a gestão das vagas em aberto e otimiza a comunicação com os candidatos e outros setores da empresa. Existem, também, sistemas de entrevistas e testes à distância, que flexibilizam o processo seletivo e oferecem relatórios mais completos e eficazes à seleção.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Ao aplicar as dicas aqui citadas, conseguirá potencializar o recrutamento e seleção de pessoas, garantindo que gente talentosa seja contratada. No final, toda o empreendimento será beneficiado!

Agora entende como acertar na contratação de funcionários, certo? Aproveite então para ler nosso artigo sobre como e por que investir no engajamento dos funcionários.

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