Aprenda como e por que investir no engajamento dos funcionários

Mais do que nunca, é comum encontrar artigos e livros que tratam da importância do engajamento dos funcionários e como isso contribui para o crescimento e a longevidade das empresas. E isso é verdade! Por essa razão, é preciso saber como motivar o time.

Contudo, é preciso considerar diversas questões. Engajar o time em quê? Quais ferramentas podem ser utilizadas para isso? Como, de fato, isso contribui para a companhia?

Criamos este guia pensando em todas essas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que significa engajar os funcionários?

Engajar significa fazer com que um profissional se dedique com afinco a algo ou, ainda, motivá-lo. Na maioria das vezes, quando o assunto é abordado, logo se pensa na consecução das metas, mas vai muito além disso. É possível engajar um funcionário em diversos sentidos!

Um ótimo exemplo é motivá-lo a abraçar os valores compartilhados pela empresa, como o respeito aos clientes finais ou a paixão pelo trabalho. Dessa forma, todos da equipe se tornarão muito mais fiéis ao empreendimento. Outro exemplo seria incentivá-los no cumprimento dos processos diários, para que haja segurança e ordem.

Por isso, o primeiro passo é definir em quê os funcionários devem ser engajados, o que nem sempre tem a ver com resultados financeiros ou métricas de produtividade. Depois, definir as práticas que serão utilizadas para isso (no próximo tópico, tratamos das mais eficazes).

Como aumentar o engajamento dos funcionários?

Existem diversas ações que podem ser realizadas, e isso varia bastante de acordo com o perfil de cada equipe e com os resultados que se pretende alcançar, mas selecionamos algumas das práticas mais comuns e eficazes. Confira:

Crie uma declaração de MVV

A declaração de missão, visão e valores (MVV) representa a identidade da companhia, como uma espécie de DNA corporativo.

Ao defini-la, é possível otimizar a sinergia dos profissionais, especialmente quando seus valores e objetivos coincidem com os estipulados pela empresa. É possível garantir maior adesão dos profissionais à empresa e à equipe de trabalho.

Facilite a comunicação interna

A adequada comunicação interna garante que a mensagem desejada flua entre os emissores e receptores com o máximo de eficácia, reduzindo o número de erros, conflitos e conversas paralelas.

Nesse processo, é importante contar com a tecnologia, por exemplo: murais de recados, redes sociais corporativas, intranet e aplicativos mobile.

Aposte na liderança exemplar

Outro ponto muito importante (e que merece destaque) é o exemplo do próprio líder. Não basta mais apenas falar o que deve ser feito e esperar que todos sigam isso, é preciso colocar a mão na massa e entregar resultados pessoalmente.

Um líder exemplar é aquele que busca se aprimorar continuamente, sabe ouvir seus subordinados e abraça os valores da empesa.

Estabeleça objetivos claros e gere sinergia

É crucial ter objetivos claros e desafiadores, que estejam alinhados com os objetivos dos próprios funcionários. Assim, todos irão trabalhar em prol de um mesmo ”alvo”, com foco e alinhamento na busca dos resultados.

Ao fazer isso, é possível otimizar a sinergia no ambiente organizacional, garantindo que os profissionais fiquem mais engajados. Por consequência, também é possível identificar um aumento na produtividade durante o expediente de trabalho.

Quais são as principais vantagens do assunto?

A questão final é como a empresa é beneficiada com isso. De diversas formas, certamente! Uma companhia que investe no assunto consegue, por exemplo:

  • manter-se um passo à frente da concorrência;
  • otimizar os resultados alcançados;
  • manter seus funcionários e equipes motivados;
  • reduzir o número de erros e acidentes internos;
  • aumentar a satisfação dos clientes finais.

Tudo isso é muito importante, especialmente na atualidade — com a concorrência acirrada, clientes exigentes, produtos com ciclo de vida curto e a indústria 4.0. Então, é importante aplicar as dicas citadas, garantindo que os funcionários fiquem engajados no dia a dia.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o engajamento dos funcionários? Então, aproveite para descobrir como uma consultoria de recursos humanos pode ajudar.

Share