Conheça os 5 principais desafios para um gerenciamento de equipe

O correto gerenciamento de equipe é um dos principais pilares para que os objetivos e metas da empresa sejam alcançados. Sem pessoas motivadas, alinhadas e comprometidas é impossível fazer o negócio crescer e se destacar da concorrência.

Todavia, há inúmeros desafios que devem ser superados. É possível destacar a necessidade de melhorar a comunicação interna, administrar conflitos ou gerar comprometimento. Ao superá-las, é possível extrair resultados ainda melhores da gestão de pessoas.

Pensando nisso, elaboramos um guia no qual você vai conhecer os principais desafios no gerenciamento de equipe e como superá-los. Continue e fique por dentro do assunto!

1. Administrar conflitos interpessoais

Não se engane, pequenos conflitos podem até ser benéficos para a empresa — afinal, mudam o status quo e fazem com que coisas, antes consideradas “tabus”, sejam discutidas. Por outro lado, em excesso, podem eliminar o espírito de equipe e aumentar a evasão de pessoas.

Gerenciar um conflito é um desafio, afinal, os lados envolvidos na discussão sentem que possuem a razão. Por esse motivo, é importante buscar uma base comum para se trabalhar e chegar a um resultado ganha/ganha. Também é preciso estabelecer um prazo para o termino da discussão, colocando “pressão” para que os envolvidos cheguem a um acordo.

2. Gerar comprometimento com o trabalho

É importantíssimo que toda equipe esteja comprometida com os resultados e com a cultura organizacional, abraçando os valores disseminados na empresa. Todavia, esse é um grande desafio. Uma das soluções é criar objetivos claros, investir em meritocracia, recompensando os profissionais, equipes e líderes com base nos resultados entregues e nos valores praticados.

3. Melhorar a comunicação interna

A comunicação é crucial dentro das empresas, pois sem ela as equipes não poderiam se manter informadas, alinhadas ou motivadas na busca por resultados. Porém, por melhores que sejam os canais internos de comunicação, ainda há problemas oriundos da falta de diálogo. Então, o que fazer?

É importante criar uma cultura de transparência e mostrar que isso é importante para a empresa e equipe em geral. Defina objetivos de comunicação, mensure os resultados e premie os profissionais com base nisso — incentivando todos a se comunicarem adequadamente.

4. Manter todos qualificados

A qualificação dos talentos é um assunto que não pode ser deixado em segundo plano, afinal, apenas com profissionais competentes é possível atender melhor aos clientes, reduzir o número de erros e otimizar os processos diários. Para tal fim, é importante investir em cursos e treinamentos In Company, com instrutores realmente qualificados.

5. Conquistar a confiança dos funcionários

Outro desafio é conquistar a confiança da equipe e fazê-los entender que você, mesmo na posição de líder, é parte do time. Para isso, é importante dar o exemplo diário e não apenas falar o que deve ser feito. Aproveite para colocar a “mão na massa”, se comprometer pessoalmente com os resultados, horários e com os próprios valores da empresa.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Esses são alguns dos principais desafios que envolvem o gerenciamento de equipe. Ao aplicar as dicas aqui citadas, será muito mais fácil solucionar conflitos e manter o time motivado na busca por grandes resultados.

Gostou do conteúdo? Aproveite para deixar seu comentário no post. Conte-nos suas principais dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto. Vamos lá!