Por muitas vezes os problemas de mapeamento e compreensão dos processos internos da empresa levam a perda de competitividade, desperdício e retrabalho. A consequência são entregas atrasadas, projetos adiados, prejuízo ou baixa lucratividade na operação. Na questão de produção, a falta de planejamento e controle de produção levam a ineficiência e baixa qualidade.
A gestão de processos de sua empresa é essencial para que todos possam entender melhor a dinâmica da empresa. Desta forma, todos poderão visualizar melhor as consequências e impactos que as ações e decisões individuais causam no todo.
Uma consultoria de processos pode ajudar a sua empresa a extrair resultados sólidos e consistentes, a partir dos processos.
A maioria das empresas de pequeno e médio porte tem grande dificuldade de implementar as melhorias dos processos internos. O motivo principal é a falta de metodologia e acompanhamento para que os resultados sejam atingidos.
Talvez como diretor ou proprietário você não saiba, mas grande parte dos problemas nas áreas de vendas, atendimento, produção, prestação de serviços, pós-venda e suporte técnico tem problemas de qualidade na execução, desperdício, retrabalho e mais pessoas além do necessário para a operação encarecendo a folha de pagamento. Isso se repete nas áreas de apoio como finanças, marketing, gestão de pessoas e tecnologia.
Empresa de prestação de serviços em curso preparatório para cargo público.
Essa empresa tem mais de 18 anos no mercado e líder em concurso preparatório em seu segmento. No início, as áreas atuavam de acordo com as demandas de atendimento ao cliente, aplicação das aulas e simula dos. Não existia problemas aparente, entretanto a operação dependia muito da atuação dos diretores da empresa.
Nesse cenário foram aplicados os treinamento e conceitos sobre Lean Manufacturing com capacitação da equipe e departamentos, transferindo o conhecimento básico sobre o que agrega valor e o que são desperdícios na empresa.
Em seguida foram elaborados o mapa do fluxo das áreas.
Balanceamento das atividades, definindo tarefas, metas e responsabilidade de cada membro da equipe.
Execução do plano de ação com gestão à vista e acompanhamento dos coordenadores, gestores e o consultor de processos da Prosphera.
No final temos um processo padrão com qualidade e eficiência aplicadas nas áreas de marketing, finanças e atendimento ao cliente, profissionalizando as áreas e aumentando a produtividade com redução de 30% da mão de obra com o dobro de produtividade e resultados acima do esperado.
Recomendação: equipe operacional e administrativa.
Nível profissional: analistas, assistentes, operadores, gerentes e diretores.
Palavras-chaves: melhoria de processos, redução de custos, otimização de recursos, qualidade, trabalho em equipe, lean manufacturing.
Técnicas: teórica e vivencial.
Decida agora que sua empresa pode ser melhor e maior