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Entenda como fazer uma gestão de fornecedores eficiente

Entenda como fazer uma gestão de fornecedores eficiente

By prosphera 13 de abril de 2018 Gestão,Gestão de negócios,Gestão de pessoas

Uma das melhores formas de se obter vantagem competitiva no mercado é por meio de uma boa gestão de fornecedores. Confiança, materiais de qualidade, preços diferenciados e suporte são características de um relacionamento bem estruturado entre ambas as partes.

Além disso, é claro, é preciso saber garimpar, em meio aos inúmeros fornecedores, empresas sérias e dispostas a crescer utilizando vantagens de parceria.

Continue a leitura e descubra como escolher os melhores fornecedores do mercado e ainda conseguir fidelizá-los, por meio de acordos ganha-ganha.

Utilize um método de homologação eficiente

A boa gestão de fornecedores começa já na escolha dos que entrarão para o time. Isso porque as matérias-primas, produtos e mercadorias disponibilizados têm um impacto direto na qualidade da entrega e na produtividade. Algumas características que podem ser esperadas dos fornecedores:

  • pontualidade nas entregas;
  • preço acessível e material de qualidade;
  • oferecimento de apoio técnico;
  • antecedentes estáveis;
  • regularidades fiscais.

É interessante lembrar que cada tipo de fornecedor exige um processo de homologação diferente. Alguns mais complexos, outros mais simples. Isso varia de acordo com a importância do material oferecido para a produção da empresa e do porte do contratado.

Algumas das técnicas de homologação mais utilizadas são a visita a campo para conferir se há o cumprimento de pré-requisitos, o desenvolvimento de questionários de valor, a Matriz de Krajlic, que segmenta os fornecedores em quadrantes de risco e categorias de produtos, e a curva ABC, que realiza a divisão por nível de faturamento.

Mantenha-se atualizado sempre!

Acompanhe o exemplo: após um longo processo de homologação, pesquisas e testes, sua empresa constrói enfim uma carteira sólida de fornecedores e se dedica então ao gerenciamento desses profissionais, ignorando o que acontece no mercado. Isso é um erro grave! A gestão de fornecedores jamais pode desconsiderar outras opções, mesmo que os atuais contratados estejam dando conta do serviço.

Como sabemos, o mercado é muito dinâmico, problemas acontecem todos os dias, preços sobem e descem, empresas expandem, mudam de objetivo e nessa montanha-russa de acontecimentos aquele fornecedor que sua empresa ignorou no passado pode ter se especializado a ponto de oferecer novas condições de negócio.

Por isso é essencial manter uma certa rotatividade no cadastro de fornecedores e de tempos em tempos avaliar se não existem propostas mais interessantes e econômicas disponíveis. Isso fará com que a economia na contratação de matéria-prima seja constante.

Utilize o método ganha-ganha em sua gestão de fornecedores

Uma excelente maneira de fidelizar seus fornecedores e estreitar ainda mais os laços comerciais é por meio de acordos ganha-ganha, um tipo de negociação que visa privilegiar ambos os envolvidos no tratado. Esse tipo de proposta é essencial para dar mais vantagens competitivas ao seu negócio, entenda o porquê:

Imagine que sua empresa deseja realizar um pedido no fornecedor com a demanda suficiente para suprir 7 dias, mas também precisa de prazo estendido para o pagamento, já que depende do recebimento de clientes para pôr dinheiro no fluxo de caixa. Esse tipo de acordo só beneficia a sua empresa, pois o fornecedor precisará vender a prazo com preço de compra à vista.

Por outro lado, você pode oferecer também um acordo de fidelização garantindo que nas semanas seguintes você também adquirirá desse fornecedor a matéria-prima necessária. Nesse caso, ele perde uns dias na venda da primeira semana, mas garante negócio para o restante do mês. As chances de acordo são muito maiores, não é verdade?

O que você precisa fazer para que um acordo ganha-ganha possa ser estabelecido com sucesso:

  • expor claramente as suas necessidades e como os fornecedores podem satisfazê-las;
  • citar os aspectos especiais de negociação para ambos os lados;
  • definir uma equipe influente para mediar as reuniões;
  • ouvir e respeitar algumas condições estabelecidas pelo fornecedor. Lembre-se de que fazer concessões também é obrigação sua.

Gerenciar fornecedores é muito mais do que realizar pedidos de compras: envolve relacionamento interpessoal, estratégia e muita pesquisa. O bom relacionamento é aquele em que ambas as partes estão satisfeitas. Se seguir por esse caminho, sua empresa certamente obterá vantagens interessantes nessas transações.

Ficou com alguma dúvida em relação à gestão de fornecedores? Gostaria de acrescentar mais informações? Utilize o espaço para comentários abaixo, sua opinião é muito importante!

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