Como fazer análise da concorrência? Aprenda aqui!

Há um ditado militar que diz: “nenhuma estratégia sobrevive ao primeiro contato com o inimigo”. Similarmente, as estratégias de negócios tendem a não sobreviverem à dura realidade do mercado. É por isso que fazer análise da concorrência é tão importante.

De fato, existe uma competição vigorosa e incessante para conquistar espaços no mercado, clientes e aumentar as vendas. Assim como você, o seu concorrente deseja ter sucesso comercializando seus produtos e/ou serviços.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos os principais elementos a observar para garantir a realização de uma análise eficaz e, consequentemente, um melhor posicionamento para o seu negócio. Boa leitura!

Identifique seus concorrentes

Para começar, é preciso superar uma questão que, a despeito de ser bastante óbvia, é da maior importância: quem é, exatamente, a sua concorrência? Sua escolha de concorrente determina quase tudo o que você fará em seu mercado, assim como a escolha de um adversário determina todas as operações militares de um general.

Seu competidor influencia diretamente o que você oferece e onde o oferece, seus preços e como você precifica, seus níveis de rentabilidade e quão consistentemente você constrói suas margens de lucro.

Além disso, seu competidor age também, ainda que indiretamente, sobre a taxa de crescimento e a própria sobrevivência do seu negócio. Portanto, todas as suas decisões comerciais devem ser tomadas levando em consideração os concorrentes existentes ou potenciais, e as respostas prováveis para suas ações.

Coloque “a mão na massa”

Para que a sua análise seja acionável é preciso “ir a campo”. Encontrar a resposta para aquela pergunta inicial não é simples. Na prática, ela deve ser subdividida em:

  • Quais empresas vendem produtos ou serviços similares aos seus?
  • Quais empresas atingem um público-alvo semelhante ou idêntico ao seu?
  • O que aconteceria se você mudasse suas ofertas de tal forma que segmentasse um grupo diferente de clientes (optando por um que seria hipoteticamente mais fácil de vender)?
  • Por que seus clientes potenciais compram de seus concorrentes e quais vantagens eles percebem?
  • Qual é a proposta de venda exclusiva do seu competidor?
  • Qual característica ou benefício especial que seus produtos ou serviços apresentam?
  • De que forma você é superior aos seus concorrentes? O que pode oferecer que eles não podem? Como você pode enfatizar essa vantagem em seus esforços de vendas e marketing?
  • Onde o seu competidor é vulnerável e como você pode explorar isso para sua vantagem?
  • É viável alterar a sua estratégia de marketing de forma a alcançar o domínio em um nicho, com clientes ou um segmento de mercado específico?

Admire os concorrentes de sucesso

Infelizmente, muitos empreendedores descartam ou ignoram seus principais concorrentes: eles os criticam ou diminuem. Frequentemente, pensam e dizem que os clientes que preferem suas ofertas são simplesmente ignorantes ou estão sendo enganados. Como resultado, não conseguem observar e aprender a superar seus concorrentes em mercados difíceis.

Uma das estratégias de negócios mais eficazes que você pode implementar é sempre admirar seus concorrentes bem-sucedidos. Nunca os despreze. Estude-os. Aprenda com eles e com a análise da concorrência. Respeite o que eles estão fazendo bem e procure formas de superar suas melhores características.

Se você gostou do nosso post, não perca a oportunidade de se aprimorar ainda mais: descubra a diferença entre educação corporativa e consultoria empresarial!

Veja na prática com essa matéria que nosso diretor Haroldo Eiji Matsumoto participou para o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios:


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