A construção e condução do processo de negociação são fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de uma venda. Engana-se quem pensa que a prática da negociação se restringe apenas em atividades de vendas, como a maioria deve pensar.

A negociação está presente em todos os momentos de nossa vida, assim como nos relacionamentos com outras pessoas pois estamos “vendendo” nossas ideias, atitudes, ideais e posicionamentos. Desta maneira, o desenvolvimento da capacidade de negociação torna-se vital para nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

Negociação

substantivo feminino

  1. ato ou efeito de negociar; negociamento, negócio.
  2. negócio de grande vulto; transação.

Neste artigo, vamos abordar algumas técnicas de negociação fundamentais para se obter sucesso.

Planeje a negociação

Antes de negociar, é imprescindível que você se prepare e se planeje. Informação é poder, desta maneira, procure coletar informações sobre o que vai ser negociado e com quem isso será feito. Conhecer os interesses da outra parte, seus prazos, orçamento e outros fatores relevantes pode fornecer melhores condições e noções sobre quais técnicas e argumentos você deve usar.

Timing

É essencial saber adequar nossas ações ao melhor timing possível. Saber reconhecer quando o tempo está a nosso favor é imprescindível. Isso faz toda a diferença.

Poder

Mostrar poder na influência, na convicção, nas decisões, no domínio do assunto que está sendo tratado faz com que ambas as partes se sintam mais seguras para negociar. Pratique, eleve sua autoconfiança, mas tenha cuidado para não parecer arrogante ou grosseiro.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de comunicação e persuasão, logo também são técnicas de negociação. Seu objetivo é atingir aspectos instintivos, emocionais e sociais do ser humano. Existem diversos gatilhos mentais como: prova social, autoridade, segurança, escassez.

Um dos gatilhos mentais que mais se encaixa no momento da negociação é o gatilho mental da reciprocidade. Ele consiste no impulso do ser humano de retribuir aquilo de bom que lhe foi dado. Portanto, ofereça vantagens para a outra parte, e assim, ela sentirá que deve fazer a negociação com você.

Práticas de negociações internacionais

Práticas de negociações internacionais podem te ajudar para levar a negociação a um caminho desejado. Entre elas estão:

  • Rigorosa pontualidade
  • Certa formalidade nos contatos
  • Use títulos e sobrenomes
  • Prazo curto nas respostas
  • Use o mínimo possível de atitudes emocionais

A Prosphera Educação Corporativa oferece à sua empresa treinamento de negociação. O objetivo é fazer de cada participante um negociador profissional, descartando o falso conceito de talento e carisma, tornando-o perspicaz, eficiente e focado em objetivos, menos inflado pelo ego e pelas influências pessoais.  É uma oportunidade de exercitar diversas situações de negociação com orientação do instrutor, visando aprimorar cada área necessária ao negociador.

Fique atualizado

Clique no botão abaixo e se inscreva para receber gratuitamente artigos, matérias e pesquisas relacionadas a vendas:

Inscreva-se

Aproveite também e siga nossas redes sociais como FacebookInstagram, Linkedin e Youtube.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Prosphera todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?