Matéria no Jornal Correio Popular em Novembro de 2015 com nosso diretor Haroldo Eiji Matsumoto sobre como as Consultorias estão ajudando as empresas e os empreendedores para saírem da crise.
Consultoria, ‘santa ajuda’ do momento
“Quando a economia vai bem, as vendas acontecem sem esforço. Mas, no momento de crise, aparecem os “gargalos” das pequenas e médias empresas. A falta de pesquisa, planejamento e estratégia derrubam os negócios”.
edição completa no link ou veja a matéria do nosso diretor aqui.
O empreendedor precisa compreender o mercado
Consultores levam o empresariado a sair da crise e se comprometer com as equipes
Quando a economia vai bem, as vendas acontecem sem esforço. Mas, no momento de crise, aparecem os “gargalos” das pequenas e médias empresas. A falta de pesquisa, planejamento e estratégia derrubam os negócios. E, por mais que o cidadão madrugue e corra de um lado para o outro, o lucro não aparece. É nessas horas que a consultoria ajuda, e muito. O empresário Haroldo Eli Matsumoto foi instrutor do programa de estratégias empresarias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SebraeSP), e prestou consultoria para 3,6 mil empresas de diversos segmentos e portes. Hoje dirige a Prosphera, uma empresa de educação corporativa, que busca elevar as capacidades pessoais e profissionais, através de treinamento. Ele detalha os principais obstáculos enfrentados pelo empresário em tempos de crise. Para Matsumoto, o empreendedor precisa compreender o mercado. Conhecer os clientes, a concorrência, e os fatores que levam o sucesso ou fracasso no setor. A maioria dos empresários, fala, toma decisões baseadas no instinto e experiência, mas fecha os olhos para as deficiências da empresa e perde oportunidades. A seu ver, também falta estratégia. Ele não planeja ações. O empresário não desenvolve competências e habilidades (para ele e a equipe) necessárias para vencer obstá- culos. Para produzir e vender mais, o cidadão precisa adotar uma metodologia que crie metas e comprometimento do grupo. Toda a equipe precisa estar focada em um único objetivo. “As dificuldades devem ser oportunidades para se superar a crise”, fala
edição completa em: http://correiopopular.html5v3.fivepress.com.br/edicao/impressa/12972/08-11-2015.html ou veja a matéria do nosso diretor aqui.
Deixe um comentário