Você sabia que para criar uma cultura organizacional é importante investir em comunicação interna? Isso mesmo! Para que os colaboradores se sintam engajados com a empresa e todos tenham um pensamento alinhado em prol de um objetivo em comum, eles devem estar sempre bem informados sobre o que acontece na companhia.
No post de hoje, vamos falar sobre como você pode desenvolver a comunicação interna na sua empresa, de modo que seja criada uma boa cultura organizacional. No entanto, para isso, é preciso entender o que esse conceito representa. Vamos lá?
Entenda o conceito de cultura organizacional
O antropólogo americano Clifford Geertz é um dos grandes estudiosos da cultura como um todo. O pesquisador entende que a cultura é um contexto em que o ser humano está imerso. Sendo assim, para esse autor, uma criança que nasce em uma tribo indígena, mas logo em seguida é retirada do local e criada no ambiente urbano, adquirirá os costumes da cidade e não da sua localidade de origem. A ideia contraria estudos anteriores, que relacionavam a cultura com laços sanguíneos.
Ao trazermos essa realidade para o meio empresarial, podemos entender que os colaboradores também estão imersos na cultura organizacional, ou seja, nos valores e maneiras de conduta que a empresa adota.
Portanto, fazem parte da cultura organizacional: a missão, a visão e os valores de uma empresa. Tais normativas devem ser proliferadas na organização, de modo que todos os colaboradores saibam que existe uma cultura e que ela deve ser incorporada em seus hábitos no trabalho.
3 estratégias para criar uma cultura organizacional
Para que você saiba como desenvolver a cultura organizacional da sua empresa por meio da comunicação com os colaboradores, nós elencamos uma série de estratégias que podem ser adotadas. Confira!
1. Seja transparente
A comunicação na empresa precisa ser transparente. É preciso prezar sempre pela verdade e não mentir, nem omitir situações dos colaboradores.
Isso fará com que seja estabelecida uma relação de confiança entre as partes, desenvolvendo uma cultura permeada pela sinceridade e pela verdade.
2. Desenvolva canais para que ocorra o diálogo
Para que a cultura organizacional se estabeleça, deve-se prezar pelo diálogo entre empresa e funcionários. Assim, a comunicação precisa ser vista como uma via de mão dupla, em que ambas as partes têm voz.
A professora de relações públicas Cleuza Gimenes Cesca é autora de diversos livros, entre eles, Comunicação dirigida escrita na empresa. Nessa obra, Cesca lista e explica diversos canais que podem ser utilizados para que haja interação entre as gerências e colaboradores de uma empresa. São exemplos: memorandos, newsletter, manual de integração, quadro de avisos, jornal mural, caixa de sugestões, jornal da empresa, entre outros. Além disso, outras ações podem ser implementadas, como cartilhas com os valores da empresa, técnicas de gamification, entre outros.
3. Tenha um auxílio profissional
Caso você não saiba como desenvolver corretamente as estratégias de comunicação interna, uma boa opção é contratar uma empresa de consultoria especialista no assunto, que possa ajudá-lo.
A Prosphera é uma empresa de consultoria e treinamento que conta com diversos profissionais com ampla experiência de mercado, que podem ajudar a implantar ações que visem aperfeiçoar a comunicação da sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto e criar uma cultura organizacional eficiente entre os seus colaboradores? Então entre em contato conosco! Será uma satisfação atendê-lo.
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