4 dicas infalíveis para trabalhar a motivação dos colaboradores

A motivação dos colaboradores é uma das mais importantes variáveis internas para o sucesso do negócio. Quando a equipe de trabalho está motivada, é possível fechar mais vendas, atender melhor aos clientes e criar uma vantagem competitiva.

Isso contribui diretamente para a construção de um empreendimento mais sólido, saudável e atraente para futuros investimentos. Mas é papel do gestor saber como manter a equipe motivada, utilizando-se das ferramentas adequadas.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você: vamos te ensinar a otimizar a motivação dos colaboradores. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

1. Estabeleça metas possíveis de alcançar

As metas são um importante instrumento para engajar os funcionários na busca pelos resultados desejados. Porém, quando criadas de forma incorreta, podem até desestimular a equipe de trabalho. Por isso é importante saber como estabelecê-las de forma adequada.

Uma das principais características de uma meta é sua alcançabilidade, ou melhor, cada funcionário dever ter a oportunidade de conquistá-la. Isso não demanda uma meta fácil, conduto condizente com a realidade do empreendimento.

2. Crie recompensas que sejam desejadas

Não basta criar metas, é preciso saber recompensar os colaboradores pelos resultados alcançados. Quando isso é feito, cria-se uma sensação de meritocracia dentro do negócio, onde cada profissional é recompensado pelos seus esforços e conquistas.

A ideia de que só é possível engajar os funcionários com recompensas financeiras é um equívoco. Atualmente, é possível utilizar diversas recompensas não-financeiras, tais como: um dia de folga, vaga exclusiva na garagem, quadro de funcionário do mês, etc.

Na realidade, o mais indicado é sempre equilibrar as recompensas financeiras e não-financeiras. Além disso, é importante que as recompensas sejam definidas de acordo com o grau de complexidade e cada tarefa.

3. Invista em novos canais de comunicação

É crucial manter uma boa comunicação com cada profissional. Quando isso é feito, é possível otimizar a percepção de transparência, credibilidade e colaboração dentro da organização. Isso, evidentemente, possui efeitos na motivação dos colaboradores.

Mas é importante saber escolher os melhores canais de comunicação. Atualmente, destacam-se ferramentas como: intranet, redes sociais corporativas, softwares especializados, e-mail, aplicativos mobile, caixa de sugestões e o famoso mural de recados.

4. Mantenha a equipe sempre treinada

Quando se investe no desenvolvimento dos profissionais, além de mantê-los mais competentes para realizar as tarefas diárias, é possível demonstrar que acredita no seu trabalho e valoriza seus esforços. Isso tem um grande efeito motivador!

Além disso, é importante contar com uma parceria que ofereça uma boa educação corporativa, especialmente para o desenvolvimento dos líderes da empresa. Assim será possível potencializar os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada profissional.

Veja, todas são dicas que podem ser aplicadas em sua empresa e que, sem qualquer dúvida, contribuirão para tornar cada profissional mais motivado. Então não deixe de aplicá-las, comece já a investir na motivação e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Agora que está por dentro do assunto e conhece nossas dicas infalíveis para aumentar a motivação dos colaboradores, aproveite para multiplicar esse conhecimento. Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

 

NOVIDADE:

Em nosso projeto PróGestão iniciaremos encontros com empresários para discutir temas importantes de gestão e trocar experiências com apoio técnico dos consultores Prosphera.
Neste mês o evento acontecem em 27/JUNHO em santana e o tema é GESTÃO DE PESSOAS: prepare-se para transformar sua equipe em um verdadeiro time!

Quer ganhar um voucher de acesso gratuito para este evento? Então corre, clique no botão abaixo e utilize o código de desconto PRO2017ERL para solicitar seu acesso. **Apenas os 20 primeiros inscritos receberam o voucher.