No cenário econômico atual, as pequenas e médias empresas demandam gestores qualificados para se manterem competitivas no mercado. As consequências de uma gestão desorganizada e informal acabam aparecendo ao longo do tempo, principalmente em épocas de instabilidade econômica.
Se você precisa melhorar os processos da sua empresa, não se desespere! Quando o mercado passa por uma crise e a economia está começando a acelerar, o momento é propício para fazer mudanças, adotando soluções criativas e inovadoras.
Para te ajudar nessa empreitada, nós explicaremos, neste post, o cenário econômico atual, assim como algumas oportunidades para uma empresa posicionar sua marca no mercado. Fique atento e acompanhe!
Atual cenário econômico do país
O Brasil está começando a demonstrar uma melhora nos indicadores econômicos e as previsões para 2018 são de crescimento na economia. De acordo com economistas, o crescimento do PIB está previsto entre 2,8% e 3,3% e a inflação ficará próxima de 4%.
Esse crescimento está sendo, em parte, impulsionado pela redução da taxa básica de juros (Selic) e pelo consequente aumento do consumo das famílias. Portanto, esse é o momento ideal para alavancar as vendas e melhorar os resultados das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Quem é empreendedor busca sempre por novas oportunidades de investimento. Por isso, é importante acompanhar as tendências de mercado para aplicar o dinheiro em estratégias inteligentes. Entre as tendências de negócio e oportunidades para uma empresa em 2018 estão a sustentabilidade, a economia colaborativa e o investimento em novas tecnologias.
Estratégias para a retomada da presença das PMEs
Agora, que você sabe que as previsões para a economia em 2018 são otimistas, você deve estar pensando como se preparar para aproveitar essa fase, não é mesmo? Continue lendo e veja quatro estratégias!
Ter um bom planejamento
Você possui metas estabelecidas ao longo do ano? As entradas e saídas do seu fluxo de caixa estão ocorrendo como previsto? O trabalho da sua equipe está sendo revertido em resultados? Se a resposta para essas perguntas for “não”, é necessário investir em um planejamento mais eficiente na sua empresa.
Ter um planejamento estratégico é a melhor solução para focar com maior precisão nos objetivos almejados pela organização. Para isso, é necessário que todos os setores trabalhem em sinergia e de modo colaborativo, uma vez que você precisará de um plano financeiro, operacional, de marketing, etc.
Fazer uma gestão de riscos
Em paralelo com a elaboração de um bom planejamento, você precisa fazer uma gestão de riscos. Com essa estratégia, você minimiza as ameaças ao seu negócio e garante que a sua empresa continuará a crescer, mesmo em períodos de instabilidade econômica.
Para implantar essa estratégia, comece identificando os riscos que sua empresa está exposta e crie mecanismos de monitoramento e controle. Após essas ações, você poderá desenvolver, junto com a sua equipe, ações para proteger seu negócio. Lembre-se que a análise de dados pode ser sua grande aliada!
Otimizar os processos
Outra estratégia essencial para que as PMEs retomem sua presença no mercado é a otimização de processos. O primeiro passo é identificar seus pontos fortes e fracos, como custos, complexidade, atividades redundantes, entre outros. Após essa investigação, será mais fácil elaborar melhorias a serem implantadas.
Todavia, muitas vezes não é fácil identificar os problemas e quais áreas e processos precisam ser otimizados. Por isso é importante que tanto você, quanto sua equipe, estejam preparados para observar os gargalos do seu processo e reestruturá-los — o que nos leva à próxima estratégia.
Investir na capacitação da equipe
Você já deve ter percebido que contar uma equipe capacitada é essencial. Dessa forma, ofereça treinamentos e workshops na sua empresa. Incentive a leitura de materiais informativos e que podem ajudar nas tarefas diárias. Pense que seu papel como gestor é imprescindível nessa estratégia, pois os funcionários reproduzem as ações da alta administração.
Adote também atitudes empreendedoras! Faça cursos, leia blogs renomados e pense sempre fora da caixa para resolver os problemas. Para começar, basta aplicar as estratégias e oportunidades para uma empresa explicadas neste post.
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