Afinal, o que é posicionamento de marca e por que ele é importante?

Para conseguir o máximo de eficiência com suas ações de marketing, a sua empresa deve possuir um posicionamento de marca muito bem definido.

Conhecer o seu público a fundo e possuir uma proposta de valor clara são elementos básicos de qualquer companhia que busca estabelecer o seu lugar no mercado.

Mas, afinal, o que é e como definir o posicionamento de marca de minha organização? Se você ficou com essa dúvida, leia este post e descubra mais sobre essa estratégia fundamental!

O que é o posicionamento de marca?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito sobre essa prática. Segundo Phillip Kotler, “posicionamento é mostrar para o seu público-alvo qual a diferença entre você e seus concorrentes“.

Em outras palavras, é demonstrar o que diferencia a sua empresa das demais em seu nicho de mercado, tornando-se uma promessa na mente de consumidor. Sempre que ele pensar em um determinado produto que sua empresa também oferece, a sua marca deverá ser a primeira.

Para definir o posicionamento de marca de sua empresa, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

Posicionamento = segmentação + diferenciação.

Mais adiante, apresentaremos um pequeno passo a passo para que você possa compreender melhor.

Qual a importância do posicionamento para a sua marca?

Quando uma pessoa pensa em adquirir um determinado produto ou serviço, em sua mente surge uma lista com todas as possibilidades e informações relacionadas. Esse é um processo comum e que ordena essas alternativas de modo lógico, com base no custo-benefício.

A elaboração de um posicionamento de marca busca colocar a sua empresa no topo deste “ranking mental”, fazendo com que ele reconheça o valor de sua marca e, até mesmo, aceite pagar um valor superior por seus produtos ou serviços.

Como definir o posicionamento de marca para a minha empresa?

Para definir o posicionamento que sua empresa terá, assim como em qualquer outra área da empresa, a realização de pesquisas é fundamental para que se tomem decisões com base em dados concretos e não apenas em achismos.

Vamos começar?

Seleção de mercado

Antes de mais nada, é preciso que você conheça a fundo o seu mercado de atuação. Busque informações sobre as reais necessidades desse nicho que sua empresa deseja suprir e de que forma seus produtos ou serviços vão auxiliar seus consumidores.

Segmentação de público

Como já dissemos, conhecer o seu público é essencial. Procure verificar quais são os seus desejos e dores, dados demográficos, estilo de vida, crenças e seu perfil psicográfico.

Comportamento de seus consumidores

Com todas as informações do ponto anterior em mãos, chegou a hora de analisar e compreender quais são os canais de comunicação a serem utilizados. Para maximizar os resultados de suas estratégias de marketing, construa uma persona para a qual os esforços do planejamento marketing serão direcionados.

Diferenciação

Aqui, você vai definir qual será o posicionamento que sua marca deseja alcançar, sempre levando em conta o perfil de seu público. Você deverá escolher entre superioridade, lucratividade, valorização, entre outras possibilidades.

Posicionamento

Após todas as análises anteriores, você estará pronto para definir qual será o posicionamento de sua empresa, ou seja, a maneira como você quer ser visto por seus clientes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o posicionamento de marca, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!