O que é um planejamento de marketing e qual a sua importância?

Você sabia que adotar um planejamento de marketing é essencial para todas as empresas? E ainda auxilia as organizações que buscam crescer e se destacar em seu mercado de atuação?

Apesar de toda sua utilidade, ignorar esse planejamento e agir de modo empírico e reativo pode levar à perda de grandes oportunidades e até do aumento das vendas.

Por isso, o planejamento de marketing é uma excelente maneira de conhecer melhor a realidade de sua empresa, seu posicionamento de mercado e para estabelecer metas para nortear o crescimento da organização. Quer saber mais? Confira o post de hoje!

Afinal, o que é planejamento de marketing?

O planejamento de marketing consiste em guiar suas ações estratégicas de marketing e basear a tomada de decisões da equipe responsável por esse setor.

Planejar é a base para qualquer empresa e com o marketing não poderia ser diferente. É por meio do planejamento que você identifica as características de seu público e descobre novas oportunidades de negócio.

Qual é a importância do planejamento de marketing?

Ajuda a definir as necessidades dos clientes

Com a ajuda do planejamento de marketing, você pode identificar as necessidades de seu público-alvo.

Também é possível criar personas, que permitem traçar um perfil mais aprofundado de seu público-alvo e identificar suas características. A partir daí, você pode adaptar sua comunicação e até mesmo seus produtos e serviços para se ajustar ao seu público.

Estabelece metas e objetivos mais claros

Como já dissemos, um planejamento de marketing traz para o empresário uma visão completa de sua empresa, apontando quais são suas forças e fraquezas, bem como seu posicionamento em relação aos concorrentes.

A partir dessa compreensão, é possível estabelecer metas e objetivos mais claros, levando em conta a situação da empresa e fugindo da busca por resultados fora da realidade.

Define claramente os responsáveis por cada etapa e o que precisa ser feito

Para que um planejamento funcione e traga bons resultados, é essencial que todos os envolvidos saibam o que devem fazer e compreendam a importância de cada tarefa.

A criação de um cronograma é muito importante. É preciso definir prazo de execução, os responsáveis pela tarefa e um resumo do que deverá ser entregue. Desse modo, evita-se a perda de prazo e o desperdício de tempo e de materiais.

Facilita a mensuração dos resultados de acordo com os objetivos

Uma vez determinados os objetivos, fica muito mais fácil avaliar qual foi o retorno obtido com cada esforço de marketing, verificando se o resultado foi satisfatório.

É importante também definir quais serão os métodos de avaliação em cada ação e no planejamento de marketing como um todo.

Esses métodos avaliativos, junto aos objetivos estabelecidos, servirão como base para analisar o sucesso de cada ação e embasar a tomada de decisões no futuro, verificando se é interessante manter a ação, adaptá-la ou simplesmente abandoná-la, se for o caso.

Gostou de saber mais sobre o planejamento de marketing? Você já aplica essa estratégia em sua empresa? Então deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com a gente!