A importância da análise de dados para aumentar os resultados

Vivemos em um mundo altamente competitivo. Para tomar decisões acertadas, inteligentes e que possam gerar bons resultados para o negócio, é necessário ter embasamento e contar com informações que permitam bom conhecimento sobre o seu mercado de atuação. A análise de dados é fundamental nesse processo.

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que permitem tomadas de decisões estratégicas e que contribuem de maneira determinante para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Mecanismos como Google Analytics e Facebook Insights geram informações valiosas para as estratégias de marketing.

Benefícios da mensuração de dados

De uma forma geral, a análise de dados contribui para a melhora dos processos empresariais, o que leva a ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade. Dessa forma, é um mecanismo essencial para que as marcas consigam se destacar, atrair clientes e, consequentemente, fechar novos negócios.

Entre os benefícios da mensuração de dados estão:

  • análise de mercado: política, economia e perfil de compra são alguns fatores que mudam o ambiente em que o seu negócio está inserido. Analisar o mercado permite se antecipar a fatos, entender a concorrência e conhecer o público-alvo;
  • melhora do posicionamento da marca: gerar informações também leva a perceber como a sua marca está posicionada no mercado e, assim, a criar estratégias de marketing que reforcem a imagem institucional;
  • aperfeiçoar a experiência do cliente: atrair, conquistar e fidelizar o consumidor é um processo complicado. Entendendo quem são seus clientes, o que desejam e quais as suas demandas, permite a criação de trabalhos de marketing e vendas cada vez mais eficientes.

Principais métricas a serem analisadas

Existem muitas métricas que podem ser mensuradas — ainda mais quando se trata do marketing digital — mas nem todas elas vão oferecer as informações que necessita. É preciso definir quais delas vão gerar impacto no negócio e acompanhá-las constantemente.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar as principais métricas que devem fazer parte da sua análise de dados. Confira!

Retorno Sobre Investimento

Também conhecido como ROI, essa métrica é importante para mensurar lucros e definir onde investir seus recursos. Com ela, é possível escolher as estratégias mais eficientes e com maior rentabilidade — inclusive, contribuem na implantação de novos projetos e investimentos.

Taxa de retenção de clientes

Já não é segredo que manter seus clientes é muito mais barato do que conquistar novos consumidores. Dessa forma, esse indicador permite entender quem são as pessoas que compram recorrentemente com você, qual seu comportamento e o que as levam a escolher a sua marca.

Se sua taxa de retenção de clientes é alta, é sinal de que possui consumidores satisfeitos e fiéis. Porém, se ela for baixa, então está na hora de repensar as estratégias de marketing e vendas.

Ticket médio

Este indicador evidencia qual o retorno médio gerado com todas as suas vendas. Ele pode ser medido de duas formas:

  1. avaliação geral: leva em consideração o resultado de toda a empresa em um período, o que leva a entender como está a produtividade e quais resultados gerados;
  2. avaliação individual: verifica o desempenho de cada um dos seus vendedores. É excelente para determinar a eficiência da sua equipe.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Essa métrica é bastante importante para os negócios, principalmente para avaliar o desempenho do departamento de marketing. O CAC tem como objetivo descobrir quanto custa cada um dos clientes conquistados com o seu trabalho de divulgação.

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