× Home Quem Somos Serviços Treinamentos Pró Gestão Cases e Depoimentos Blog Contato
Telefone: (11) 2306-4516 contato@prosphera.com.br
Conheça 4 vantagens de um processo de vendas bem definido

Conheça 4 vantagens de um processo de vendas bem definido

By prosphera 16 de outubro de 2017 Marketing

O processo de vendas é um guia que serve para nortear a equipe comercial de uma empresa, a fim de facilitar o fechamento dos negócios e ajudar no alcance das metas estabelecidas. Ele também permite a otimização do tempo e a padronização das atividades, facilitando assim a rotina do vendedor.

Empresas que não estabelecem um processo de vendas eficiente, ou até mesmo não adotam processo algum, acabam prejudicando o rendimento dos vendedores, que muitas vezes perdem tempo para resolver questões que já poderiam ter sido definidas anteriormente. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o processo de vendas e quais benefícios ele apresenta. Continue lendo e confira!

Vantagens de um processo de vendas estruturado

Para que o processo de vendas apresente os resultados esperados, é preciso que ele esteja personalizado e bem estruturado. Além disso, ele deve ser entendido e aplicado por toda a equipe no seu cotidiano. Entre as vantagens de um processo de vendas eficiente, podemos destacar:

1.Padronização das atividades

O processo de vendas busca padronizar as atividades de trabalho, tornando-o mais simples e organizado, o que aumenta a produtividade e efetiva os lucros.

2. Aumento da qualidade e quantidade das vendas

A normatização dos processos torna a venda mais simples e rápida, uma vez que permite que o vendedor utilize de maneira adequada todos os recursos disponíveis. O vendedor produz mais sem perder a qualidade no atendimento.

3. Redução de desperdícios e erros de operação

Com o processo padronizado, é mais fácil entender onde, como e quando agir, diminuindo desperdícios e erros de operação. Tendo consciência do que produz, cada pessoa pode controlar também a qualidade do produto, o que reflete no resultado final.

4. Treinamento e qualificação dos profissionais

A partir do processo de vendas, a equipe poderá investir tempo em aperfeiçoar suas técnicas. Isso quer dizer que a empresa contará com profissionais cada vez mais capacitados em setores variados.

Como o funil de vendas pode te ajudar?

O funil de vendas é um processo que tem como objetivo guiar o cliente pelo processo completo da compra. Este percurso é organizado em etapas e passa por momentos de atração, conscientização/consideração e decisão.

Topo do Funil

O topo do funil é a etapa inicial do processo. O objetivo nessa fase é atingir o maior número de pessoas possível, para transformar os visitantes em possíveis compradores reais (leads). O consumidor precisa descobrir que tem uma necessidade e ver na sua empresa a possibilidade para saná-la.

Meio do Funil

Esta é a etapa intermediária do funil de vendas, onde o futuro comprador sabe que tem um problema, mas ainda não decidiu comprar.  Para ter sucesso nesta etapa é preciso despertar no cliente a certeza de que ele realmente precisa daquele produto naquele momento.

Fundo Funil

Esta é a fase final, onde o cliente já passou pelas etapas anteriores e já decidiu comprar o produto. Depois de pesquisar e comparar com diversas empresas, o cliente decide que a solução oferecida pela sua empresa realmente é o que ele precisa.

Dicas para implantar um processo de vendas eficiente

  • simplifique seu processo ao máximo;
  • pense sempre no benefício do cliente;
  • exerça liderança sem imposições;
  • adapte o processo à realidade da sua empresa.

O uso de métricas no processo de vendas

Tão importante quanto implantar o processo de vendas é medir seus resultados e analisar as estatísticas. Para te ajudar nesta avaliação algumas métricas podem te ajudar como:

  • saber quantas oportunidades de venda foram geradas por cada vendedor – ajuda identificar a quantidade e qualidade dos leads que estão chegando até a equipe de vendas;
  • calcular a média de valores de negócios – informa o preço médio de vendas de todos os vendedores e ajuda a traçar estratégias para aumentar o ticket médio de vendas;
  • analisar a taxa de vendas concretizadas – ajuda analisar a eficiência do processo;
  • analisar o tempo que cada vendedor levou em média para concluir  venda – auxilia na otimização do ciclo de vendas.

Como vimos neste artigo, um processo de vendas estruturado traz uma série de benefícios. Esperamos que as informações tenham sido úteis a você. Agora queremos saber sua opinião, deixe um comentário sobre o assunto e nos diga o que achou.

Deixe um comentário

Pesquisar
Tags