Plano de carreira e funcionários engajados: uma consultoria pode ajudar?

Conquistar e manter talentos tem sido uma tarefa de extrema dificuldade para as organizações. O novo perfil de profissionais está em busca de reconhecimento e, muitas vezes, apenas um bom salário não é pré-requisito para que ele se torne engajado.

Por isso, é fundamental que as corporações se preocupem em elaborar um plano de carreira.

Com ele é possível explicitar ao colaborador que a entidade se preocupa com ele e, dessa forma, transmitir segurança.

Porém, com a escassez de tempo do gestor, contratar uma empresa de consultoria para esse processo deve ser considerado. Esse post tem o objetivo de apresentar a importância do plano de careira e os benefícios de ter uma consultora como aliada. Boa leitura!

Qual é a importância de se ter um plano de carreira?

Ter um plano de carreira bem estruturado é um grande diferencial nas organizações, pois contribui com o objetivo da atração e retenção de talentos e ainda gera outros benefícios, tanto para as corporações quanto aos seus respectivos colaboradores.

Para as empresas, ele permite o alinhamento com o mercado de trabalho, diminui a rotatividade e amplia o sentimento de pertencimento dos funcionários.

Já para os profissionais, possibilita uma visão de sua situação atual, quais suas perspectivas futuras de crescimento, que indicadores de desempenho são analisados e o que é necessário fazer, aprender ou buscar para ser capaz de conquistar outros cargos e posições dentro da corporação.

Além disso, o plano de carreira gera crescimento no estímulo do colaborador, melhora o clima, ajuda a manter a cultura organizacional e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Como elaborar um plano de carreira?

Para que um plano de carreira seja desenvolvido, é necessário realizar o mapeamento das atividades de cada cargo. Verificar se as atividades correspondem ao grau de exigência e competência necessários para assumir essa função em corporações do seguimento e porte da empresa em questão.

Também é importante analisar quais são as remunerações, bonificações e benefícios que as concorrentes ofertam e comparar com as que a entidade oferece.

Após essa análise, é preciso fazer o ajuste dos cargos de acordo com as responsabilidades e atividade exercidas. Para que o profissional possa receber promoções e alavancar sua carreira dentro do negócio, os fatores devem estar claros para todos os envolvidos.

Se o plano de carreira estiver bem estruturado e comunicado para a equipe, cada colaborador terá consciência de quais são as expectativas da empresa em relação a ele e o que ele pode fazer para crescer.

A liderança e os gestores devem estar preparados para a avaliação de desempenho com dados, fatos e métodos para validar a promoção ou um plano de ação, com o objetivo de melhorar seu desempenho e resultados.

Como uma empresa de consultoria pode ajudar?

São inúmeros os benefícios gerados ao contratar uma empresa de consultoria. Primeiro, ela é capaz de implantar novas tecnologias de gestão, gera uma visão holística da empresa e tem acesso às estratégias inovadoras.

Além disso, se haviam dúvidas sobre a legislação, com uma consultora essas dúvidas são sanadas, pois ela já tem todo o preparo e conhecimento do que pode ou não ser adotado pelas corporações.

Como se não bastasse, as empresas de consultoria contam com a vantagem da auditoria externa e da formação de consultores internos. Logo, é possível corrigir os processos e analisar a eficiência das práticas empregadas pela organização, com o benefício de fornecer aos colaboradores a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.

Para o plano de carreira, gera ganhos com transparência e confiabilidade, já que todos os detalhes legais e de comparação com o mercado têm a atenção necessária para não ser empregados de forma pouco competitiva e, até mesmo, incorreta perante as normas.

Uma consultoria deve ser vista como um investimento e uma excelente oportunidade de desenvolver a corporação.

Como vimos, elaborar um plano de carreira é fundamental ao crescimento e competitividade da organização. E contratar uma empresa de consultoria para auxiliar nesse processo é uma atitude inteligente e estratégica que gera ganhos incontáveis.

E então, sua empresa já possui um plano de carreira? Que tal contratar uma empresa de consultoria para te ajudar? Entre em contato conosco!

Share