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Pesquisa de clima organizacional – O que é e como criar?

Pesquisa de clima organizacional – O que é e como criar?

By prosphera 5 de abril de 2019 Consultoria,Consultoria de RH,Gestão,Gestão de pessoas

Uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de medir e manter um bom relacionamento entre as equipes no ambiente interno da empresa. Os colaboradores são convidados a participar para refletir e reportar sobre o dia a dia no trabalho, as práticas corporativas e seus esforços para que trabalhem de maneira agradável e produtiva.

Além de identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno, uma pesquisa de clima organizacional permite análises que impactam diretamente na saúde financeira da empresa. Análises de como a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da empresa, como está a motivação das equipes são itens essenciais para o sucesso da pesquisa de clima.

Um ambiente de trabalho harmonioso é indispensável para garantir a produtividade dos colaboradores e consequentemente, na qualidade dos resultados entregues.

O resultado da pesquisa de clima organizacional ajudará a tomar as medidas necessárias para mudar o ambiente da empresa:

  • Com um clima adequado, sua empresa irá atrair mais talentos;
  • É importante entender como o clima organizacional está afetando a motivação e o desempenho dos colaboradores;
  • Você terá em mãos dados sólidos sobre a satisfação dos colaboradores, políticas de RH, comunicação interna, reconhecimento do trabalho;
  • Uma boa pesquisa de clima organizacional bem aplicada, além de apontar problemas existentes, poderá detectar tendências futuras;

Pesquisa de clima organizacional costuma contar com 5 fases:

  1. Preparação: Procurar entender se há um problema específico a ser abordado com mais intensidade na pesquisa, além de todos os outros temas que normalmente são questionados.
  2. Escolha e planejamento da metodologia: Nesta fase você irá elaborar o questionário a ser usado na pesquisa, os métodos de avaliação das respostas, estatísticas e instrumentos de avaliação.
  3. Execução: Aplicação do questionário da pesquisa a todos os colaboradores da empresa.
  4. Análise de dados: Com as informações em mãos, os dados devem ser interpretados para verificar o que as respostas dizem sobre o clima da empresa.
  5. Conclusão: É com um relatório final que vamos entender os problemas detectados, assim como sua gravidade e quais medidas podem ser tomadas para reverter tais situações.

Se você leu o artigo até aqui, certamente tem interesse no assunto. Preparamos para você um modelo de pesquisa de clima organizacional totalmente gratuito para você utilizar! Basta clicar no botão abaixo!

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