Dicas para uma gestão financeira empresarial eficiente

Uma boa gestão financeira empresarial é o que difere uma empresa de sucesso de outra que está prestes a quebrar, além disso, crescimento e rentabilidade são fatores que se alcança quando as finanças estão bem. Saber os fatores que levam a problemas financeiros e até a falência é essencial para a saúde do seu negócio. Para ajudar a fazer uma análise das  finanças da empresa, esse artigo reúne dicas para você avaliar se a sua empresa está em pleno desenvolvimento como deve estar, ou se você está pecando em algum ponto.

  • Setor financeiro

Se a empresa cresceu e outras obrigações e responsabilidades surgiram, é hora de reconhecer que, como gestor, não será possível dar conta de tudo e que será necessário contratar profissionais capacitados para cuidarem da gestão financeira. Uma equipe especializada poderá gerenciar os setores e identificar gastos desnecessários, além de adotar estratégias para que economias aconteçam.

É claro que mesmo que você tenha transferido essa tarefa para uma gestão financeira, não se isentou do acompanhamento de tudo que acontece na sua empresa. Um gestor que está sempre a par da situação financeira do seu negócio, não só demonstra controle sobre o que acontece, mas também não sofre com surpresas desagradáveis.

  • A tecnologia ao seu favor

Imagine que você controla os gastos da sua empresa usando uma extensa planilha do Excel, daquelas repletas de fórmulas e centenas de anotações preciosas. Agora imagine que esse computador em que ela está quebra e você perde todo o trabalho. Como ficaria a gestão financeira do seu negócio?

Atualmente, os empreendedores têm investido em um sistema de gestão online, que além de ser um software enxuto e muito fácil de usar, proporciona a segurança de que os seus dados estarão sempre à mão, disponíveis para serem acessados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar e, principalmente, 100% seguros. Tudo armazenado na nuvem, ou seja, você não terá o risco de perder suas anotações, basta ter acesso à internet.

  • Fluxo de caixa

A administração da empresa não pode ser um assunto de segundo plano, principalmente por conta do fluxo de caixa. O hábito de checar diariamente ou semanalmente o fechamento do caixa é essencial para ter conhecimento do que é recebido e gasto. A projeção de fluxo de caixa também é importante, pois demonstra todos os pagamentos e recebimentos que são esperados em determinado período.

Lembre-se que o caixa da empresa não é o seu – essa é uma prática bem comum no meio empresarial: o empreendedor retira dinheiro do caixa para pagar contas pessoais. Esse mau hábito só dificultará o controle dos seus próprios resultados no final do mês, então disciplina é a palavra-chave.

  • Orçamento e investimentos

Qual é a situação do seu orçamento? Organizado com folga ou bagunçado e apertado até o pescoço? Esta é uma avaliação necessária para o planejamento financeiro da sua empresa, pois você precisa saber quanto está devendo, como fará para pagar e se há negociações com o credor.

Se em meio a isso estiver na época de fazer investimentos, avalie se é a hora certa e se essas compras são realmente necessárias, além de fazer uma boa pesquisa de preços.

  • Análise de resultados

É de extrema importância fazer uma análise dos resultados mensais, então reserve um tempo para essa tarefa e veja tudo que aconteceu com a empresa nesse mês que se passou. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais abrangente, para que no mês atual não repita o que deu errado e aprenda com o que deu certo.

Uma ótima dica é fazer relatórios, assim quando você quiser dar uma olhada na situação da empresa em relação aos  meses passados, ficará muito mais fácil entender de maneira rápida e coerente o que se passava naquele momento.

  • Resumindo:

  1. Acompanhe de perto os resultados da sua empresa;
  2. Fique atento ao fluxo de caixa;
  3. Invista em um sistema de gestão online para simplificar os processos da empresa;
  4. Não extrapole o orçamento, pense na melhor forma de investir seu dinheiro;
  5. Confie a gestão financeira de sua empresa a quem entende e tem tempo hábil para fazer essa gestão;

Inscreva-se

Gostou deste post? Então se inscreva para receber quinzenalmente artigos, matérias e pesquisas da área de gestão de negócios. Aproveite também e siga nossas redes sociais como FacebookInstagram e Linkedin.