Há um ditado militar que diz: “nenhuma estratégia sobrevive ao primeiro contato com o inimigo”. Similarmente, as estratégias de negócios tendem a não sobreviverem à dura realidade do mercado. É por isso que fazer análise de concorrência é tão importante.
De fato, existe uma competição vigorosa e incessante para conquistar espaços no mercado, clientes e aumentar as vendas. Assim como você, o seu concorrente deseja ter sucesso comercializando seus produtos e/ou serviços.
Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos os principais elementos a observar para garantir a realização de uma análise eficaz e, consequentemente, um melhor posicionamento para o seu negócio. Boa leitura!
Identifique seus concorrentes
Para começar, é preciso superar uma questão que, a despeito de ser bastante óbvia, é da maior importância: quem é, exatamente, a sua concorrência? Sua escolha de concorrente determina quase tudo o que você fará em seu mercado, assim como a escolha de um adversário determina todas as operações militares de um general.
Seu competidor influencia diretamente o que você oferece e onde o oferece, seus preços e como você precifica, seus níveis de rentabilidade e quão consistentemente você constrói suas margens de lucro.
Além disso, seu competidor age também, ainda que indiretamente, sobre a taxa de crescimento e a própria sobrevivência do seu negócio. Portanto, todas as suas decisões comerciais devem ser tomadas levando em consideração os concorrentes existentes ou potenciais, e as respostas prováveis para suas ações.
Coloque “a mão na massa”
Para que a sua análise seja acionável é preciso “ir a campo”. Encontrar a resposta para aquela pergunta inicial não é simples. Na prática, ela deve ser subdividida em:
- Quais empresas vendem produtos ou serviços similares aos seus?
- Quais empresas atingem um público-alvo semelhante ou idêntico ao seu?
- O que aconteceria se você mudasse suas ofertas de tal forma que segmentasse um grupo diferente de clientes (optando por um que seria hipoteticamente mais fácil de vender)?
- Por que seus clientes potenciais compram de seus concorrentes e quais vantagens eles percebem?
- Qual é a proposta de venda exclusiva do seu competidor?
- Qual característica ou benefício especial que seus produtos ou serviços apresentam?
- De que forma você é superior aos seus concorrentes? O que pode oferecer que eles não podem? Como você pode enfatizar essa vantagem em seus esforços de vendas e marketing?
- Onde o seu competidor é vulnerável e como você pode explorar isso para sua vantagem?
- É viável alterar a sua estratégia de marketing de forma a alcançar o domínio em um nicho, com clientes ou um segmento de mercado específico?
Admire os concorrentes de sucesso
Infelizmente, muitos empreendedores descartam ou ignoram seus principais concorrentes: eles os criticam ou diminuem. Frequentemente, pensam e dizem que os clientes que preferem suas ofertas são simplesmente ignorantes ou estão sendo enganados. Como resultado, não conseguem observar e aprender a superar seus concorrentes em mercados difíceis.
Uma das estratégias de negócios mais eficazes que você pode implementar é sempre admirar seus concorrentes bem-sucedidos. Nunca os despreze. Estude-os. Aprenda com eles e com a análise da concorrência. Respeite o que eles estão fazendo bem e procure formas de superar suas melhores características.
Se você gostou do nosso post, não perca a oportunidade de se aprimorar ainda mais: descubra a diferença entre educação corporativa e consultoria empresarial!
Veja na prática com essa matéria que nosso diretor Haroldo Eiji Matsumoto participou para o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios:
O conteúdo completo desta matéria você confere aqui. Gostou do conteúdo? Você sabia que por meio da análise da concorrência é possível melhorar seu posicionamento no mercado?
Para te ajudar a entender e se beneficiar dessa análise queremos te oferecer 1 hora de consultoria totalmente sem custos.
Deixe um comentário