Gerenciamento de Custos | O que é e como pode ajudar a sua empresa

O gerenciamento de custos se preocupa com o processo de planejamento e controle do orçamento de um projeto ou negócio. Para que o projeto possa ser concluído dentro do orçamento aprovado, o gerenciamento de custos inclui técnicas e ferramentas como:

  • Planejamento;
  • Opinião Especializada;
  • Estimativa Análoga;
  • Estimativa Paramétrica;
  • Estimativa “bottom-up“;
  • Orçamento;
  • Análise de Dados;
  • Análise de Alternativas;
  • Análise de Reservas;
  • Análise de Variação;
  • Análise de Tendências;
  • Análise de Valor Agregado;
  • Financiamento;
  • Revisão das Informações Histórias;
  • Controle de custos;
  • Índice de Desempenho para término (IDPT).

O gerenciamento de custos abrange todo o ciclo de vida de um projeto, desde a fase inicial de planejamento, até a medição do desempenho real dos custos e da conclusão do projeto. Este artigo explicará as diferentes etapas ou processos no Gerenciamento de Custos do Projeto, de acordo com métodos como o PMBOK.

Planejamento de Recursos

Na fase inicial de um projeto, os recursos necessários para concluir as atividades do projeto precisam ser definidos.

Estruturas de divisão de trabalho e informações históricas de projetos comparáveis ​​podem ser usadas para definir quais recursos físicos são necessários.

Você pode pensar no tempo, material, mão de obra, equipamentos, etc. Uma vez conhecidos os tipos e quantidade de recursos, os custos associados podem ser determinados.

Estimativa de Custos

Vários métodos de estimativa de custos podem ser aplicados para prever quanto custará para executar as atividades do projeto. A escolha do método de estimativa depende do nível de informação disponível.

A estimativa análoga usando o custo real de projetos anteriores semelhantes pode servir muito bem como base para estimar o projeto atual. Outra opção é usar modelos paramétricos nos quais as características do projeto são representadas matematicamente.

As estimativas podem ser refinadas quando mais informações estiverem disponíveis durante o andamento do projeto. Eventualmente, isso resulta em uma estimativa detalhada de custo unitário altamente preciso.

As incertezas remanescentes nas estimativas que provavelmente resultarão em custos adicionais podem ser cobertas pelo custo de reserva (por exemplo, usando escalonamento e contingências).

Orçamento de Custos

Os formulários de estimativa de custo, juntamente com um cronograma do projeto, inserem o orçamento de custo. O orçamento fornece uma visão geral dos custos periódicos e totais do projeto. 

As estimativas de custo definem o custo de cada processo ou atividade de trabalho, enquanto o orçamento aloca os custos durante o período em que os custos serão ocorridos.

Uma linha de base de custos é um orçamento aprovado em fases que é usado como ponto de partida para medir o progresso real do desempenho.

Controle de Custos

O controle de custos preocupa-se em medir variações da linha de base dos custos e tomar medidas corretivas efetivas para atingir os custos mínimos.

Os procedimentos são aplicados para monitorar gastos e desempenho em relação ao progresso de um projeto. Todas as alterações na linha de base dos custos precisam ser registradas para que os custos totais finais esperados sejam continuamente previstos.

Quando as informações de custos reais se tornam disponíveis, uma parte importante do controle de custos é explicar o que está causando a variação a partir da linha de base dos custos. Com base nessa análise, uma ação corretiva pode ser necessária para evitar excessos de custo.

Ferramentas dedicadas de software de controle de custos podem ser valiosas para definir procedimentos de controle de custos, acompanhar e aprovar mudanças e aplicar análises. Além disso, os relatórios podem ser aprimorados e simplificados, o que facilita a comunicação de todos os colaboradores envolvidos no projeto. 

Entenda como a nossa Consultoria Financeira pode ajudar o seu negócio, clicando aqui.

Fique atualizado

Clique no botão abaixo e se inscreva para receber gratuitamente artigos, matérias e pesquisas relacionadas a vendas:

Inscreva-se

Aproveite também e siga nossas redes sociais como FacebookInstagram, Linkedin e Youtube.