Como definir um Escopo de Projeto

Se você está lendo este artigo, provavelmente quer aprender a definir um escopo de projeto porque sabe realmente a importância que ele tem na sua base de serviços.

Todo projeto nada mais é do que o conjunto das ações que serão feitas em um determinado período de tempo. E o escopo de projeto é o que vai definir quais e quantas serão as atividades envolvidas.

É primordial saber definir um escopo de projeto pois sem quantificar os esforços necessários para realizar os entregáveis, você poderá trabalhar além do que foi alinhado com o cliente ou desenvolver atividades e documentos que não estavam previamente combinados.

Definindo seu Escopo de Projeto

Ter o conhecimento sobre os limites do escopo de projeto é parte essencial do processo de desenvolvimento do escopo. Você precisa entender as necessidades do seu cliente para conseguir definir os esforços que devem ser colocados em cada etapa do trabalho.

Se você vender brindes, por exemplo, deverá saber a quantidade de materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho. É preciso ter a certeza que essa quantidade pode variar de cliente para cliente, de acordo com os pedidos, levando em consideração o orçamento disponível para o trabalho.

 

Definir um responsável

Todo projeto precisa ter um responsável para supervisionar e prestar suporte ao cliente. Isso será primordial na relação e deverá ser feito com muita responsabilidade e seriedade para resolver os problemas que poderão surgir. Vale lembrar que este será o principal responsável por se ater ao que foi definido no escopo de projeto.

 

Alinhar as expectativas

Faça uma ótima descrição contendo tudo aquilo que pode e deve acontecer para evitar problemas futuros.

Deve-se ter em mente que na maioria das vezes, o cliente não tem total clareza sobre os processos e de tudo que a empresa faz para aquele trabalho acontecer. Dessa maneira, é imprescindível alinhar as expectativas tanto interna quanto externamente.

Lembre-se que é preciso planejar e documentar tudo da maneira mais clara e objetiva possível. Com o tempo você irá perceber que o processo de definir um escopo de projeto se tornará mais simples com o passar do tempo.

Fique atualizado

Gostou deste post? Então se inscreva para receber gratuitamente artigos, matérias e pesquisas da área de gestão de negócios.

Inscreva-se

Aproveite também e siga nossas redes sociais como FacebookInstagram, Linkedin e Youtube.