RUMO CERTO

Independente do cenário em que se esteja, usar a criatividade e saber se adaptar às circunstâncias são duas características fundamentais do empreendedorismo.

Porém, no caso dos pequenos negócios, muitas vezes existe a dificuldade de planejar e se organizar para que o negócio esteja melhor preparado para lucrar com as sazonalidades, e isso inclui crescer o faturamento durante as vendas de Natal e Ano Novo. “Deixar para última semana do mês de novembro para se organizar não ajudará a alavancar as vendas e a lucratividade do empreendedorismo.

Muito pelo contrário, pode sim faltar produtos e haver perda de venda. Ou ainda pode acontecer de se comprar muito e ficar com estoque parado ou com produtos vencidos.

Por isso, a análise do negócio e potencial do setor para a data devem ser considerados. Uma dica é buscar ajuda se não conseguir desenvolver cenários possíveis para o seu comércio”, indica Haroldo Eiji Matsumoto, sócio-diretor e consultor da Prosphera Educação Corporativa, uma empresa de consultoria multi-disciplinar especializada em gestão de negócios.

Para saber quais estratégias adotar para o seu estabelecimento neste período, vale a pena:

  1. Pesquisar temas e produtos que estão em alta ou crescem a demanda como, por exemplo, as receitas mais procuradas ou personagens em evidência;
  2. Ambientação e atendimento mais adequados;
  3. Observar e aprender com antecedência o que seu mercado fez ou faz;
  4. Ter o histórico do seu negócio em outros anos;
  5. Tomar conhecimento de como a concorrência trabalha pode ajudar com ideias

“A cada ano o mercado muda e os consumidores também. Por isso é importante estar de olho no mercado e nos comportamentos dos seus clientes, para criar as estratégias que possam alavancar o seu negócio”

Para facilitar o planejamento e suprir essa necessidade do varejo de se antecipar, pequenas empresas cada vez mais adiantam lançamentos de produtos para o Natal, por exemplo.

Nessa preparação vale a pena também escolher o melhor fornecedor, comparar preços, facilidades, prazos de pagamento, atendimento oferecido por eles, etc”, indica Haroldo. No último quesito, vale lembrar, o Assaí tem sido o grande parceiro e fornecedor para diversos negócios em todo o país.

Na Bela Mordida Bolos e Massas, localizada na cidade de Mauá, cidade da grande São Paulo,, os preparativos para as vendas de final de ano também já começaram. Dentre as estratégias empregadas por Cecília Cocharo Buttignoni, confeiteira e proprietária do estabelecimento, estão a intensificação da divulgação nas mídias sociais da empresa e investimento em cursos para tornar os produtos cada vez mais bonitos e atrativos, mantendo a característica caseira do negócio.

Também já estão sendo executadas mudanças nas rotinas do trabalho da casa e no cardápio, bem como a compra antecipada das embalagens e dos ingredientes não perecíveis. “Neste ano apostaremos nos panetones caseiros, bolo bombom e nas sobremesas individuais.

A adaptação às épocas comemorativas é de extrema importância, pois garantir ao cliente novidades e preço acessível faz toda diferença e todos adoram, pois sabem que vão encontrar produtos pensados e elaborados para a data. Tenho grande expectativa em relação às vendas e por isso também investirei na contratação de mão de obra temporária e novos equipamentos de cozinha para atender à demanda das festas”, revela.

Para abastecer o negócio e evitar rupturas, a comerciante conta com a loja do Assaí no Shopping de Mauá. “Semanalmente faço compras tanto para minha casa quanto para o negócio. Produtos como farinha, leite condensado e integral, chantili e chocolate são os mais comprados. Toda minha casa e o negócio são abastecidos no Assaí”, finaliza Cecília sobre a parceria com a rede.

ESTRATÉGIAS PARA CADA TIPO DE NEGÓCIO

Dicas por Haroldo Eiji Matsumoto

SUPERMERCADO OU MERCEARIA DE BAIRRO

  • Invista em produtos da época, mas com algum ingrediente ou apelo que chame a atenção do consumidor.
  • Clientes gostam de novidades e as frutas estão em alta por conta da alimentação saudável. Vale investir na área de hortifruti.
  • Crie kits de produtos, com embalagem atrativa, que possam ser dados como presente.
  • Organize espaços com itens promocionais e produtos que se complementam, unidos a uma decoração típica de Natal ou de Festas de Ano Novo.

RESTAURANTE

  • Invista em pratos e cardápios típicos, e a decoração deve estar de acordo com a época festiva. Evite reutilizar de anos anteriores, clientes fiéis percebem.
  • Ofereça uma área, ou o cardápio, para confraternização de empresas, e faça reservas. Lembre-se de pedir um sinal antecipado, assim evitará cancelamentos de última hora e perda de faturamento.
  • Mantenha atenção redobrada à sua equipe, pois é fundamental que o time transmita esse clima festivo. Não adianta ter cardápio atrativo, bonita decoração e um garçom com a “cara amarrada”, por exemplo.

VENDAS POR ENCOMENDA

  • Para os deliverys estão em alta o uso de aplicativos de pedidos pelo celular. Isso exige cuidado na escolha do cardápio, no preparo e na embalagem para que seu produto se mantenha bem enquanto for transportado.
  • Estipule um raio de atuação máximo para entrega, pois dependendo da distância o produto chegará frio, ou amassado, e isso é péssimo para reputação.
  • Invista em tecnologia como aplicativos próprios, sistemas de telefonia com CRM e WhatsApp para receber encomendas e reconhecer o cliente, seu endereço e suas preferências.
  • Adotar catálogos ou cardápios com pratos típicos, que tragam imagens de receitas e mesas decoradas, pode ser um atrativo a mais e valoriza as escolhas a serem feitas.

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