Toda empresa precisa se fortalecer imprimindo agilidade aos negócios e estabelecendo mudanças para se sobressair no mercado, bem como promover o desenvolvimento humano. Tudo isso, consequentemente, levará a um crescimento de maneira sustentável, alcançando a lucratividade esperada e criando vantagens competitivas.
Contudo, esses objetivos são frequentemente atingidos por meio de duas práticas muito importantes que têm se tornado cada vez mais comuns nas organizações: a educação corporativa e a consultoria empresarial.
Este artigo pretende esclarecer as principais diferenças entre esses dois recursos utilizados em empresas de todos os portes e setores. Confira!
Educação corporativa
A educação corporativa é o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, que visa formar continuamente os colaboradores da empresa. O seu maior objetivo é implantar uma cultura de aprendizado, valores e competências alinhados às estratégias de longo prazo da corporação, ampliando suas chances de sucesso.
Ela é muito mais ampla do que um treinamento, pois foca em aumentar a produtividade, a competitividade e os resultados da organização. Este método é muito importante, pois é por meio da educação corporativa que todos os níveis da empresa são motivados, agregando valor aos seus produtos e processos, além de melhorar os indicadores de satisfação e retenção dos colaboradores.
Benefícios da educação corporativa
Confira a seguir alguns dos principais benefícios da educação corporativa:
- desenvolvimento de competências profissionais;
- desenvolvimento de habilidades de liderança para gestores;
- orientação de colaboradores para adaptação à cultura empresarial;
- aprimoramento de comportamentos e atitudes;
- orientação ao correto manuseio de máquinas e equipamentos;
- aperfeiçoamento na gestão de processos;
- qualificação de colaboradores em geral;
- elaboração de procedimentos de segurança do trabalho;
- personalização conforme as demandas da empresa;
- relatórios que facilitam verificar a adesão e obter feedback;
- simplicidade para alterar conteúdos e melhorar o aprendizado.
Desenvolver uma metodologia de educação corporativa necessita da presença de um consultor especializado no tema, que saberá identificar as principais demandas do seu negócio.
Consultoria empresarial
A consultoria empresarial, por sua vez, é uma atividade de prestação de serviço profissional de diagnóstico e elaboração de soluções acerca de um determinado assunto ou especialidade.
Primeiro, é feito um diagnóstico da situação da empresa, visando levantar as reais necessidades, identificar possíveis soluções, orientar ações e auxiliar em sua implementação. Nesse processo, sempre é considerada a cultura do negócio e do empresário, visto que não existe consultoria em que o consultor resolve tudo sem a participação dos gestores e empresários.
Benefícios da consultoria empresarial
Confira abaixo os principais benefícios da consultoria empresarial:
- aumento da lucratividade;
- redução dos custos;
- redução da necessidade de capital de giro de terceiros;
- melhora no clima organizacional;
- eliminação dos retrabalhos;
- treinamento dos colaboradores para novos métodos e processos de trabalho;
- levantamento do custo real dos produtos ou serviços, permitindo ações estratégicas de marketing, vendas, compras e formação de preços;
- avanço gradativo do volume de vendas e faturamento;
- reestruturação da empresa como um todo, possibilitando o crescimento seguro e organizado.
A empresa que contrata uma consultoria empresarial precisa se organizar para trabalhar em conjunto com o consultor, aproveitando ao máximo seu conhecimento e experiência para realizar as mudanças necessárias e, por conseguinte, crescer.
Educação corporativa x consultoria empresarial: qual escolher?
Depois de observar as definições, principais características e benefícios de ambos os recursos, é preciso analisar quando a empresa necessita contratar um ou outro, já que se tratam de ferramentas corporativas com focos diferentes.
Contudo, ao decidir contratar uma consultoria, é importante definir com clareza quais os objetivos da organização a curto, médio e longo prazo. Também é necessário compreender profundamente qual é a necessidade da empresa e como ela acredita que uma consultoria pode auxiliá-la. Assim, fazer algumas perguntas básicas pode ajudar:
- Qual é o tamanho e a gravidade do meu problema?
- Possuímos conhecimento e tempo para resolver o problema?
- Qual tipo de consultoria pode resolver meu problema?
De forma ampla, podemos dizer que se a empresa deseja desenvolver as competências dos colaboradores e trabalhar a gestão do conhecimento estratégico, deve optar pela educação corporativa. Contudo, se a necessidade é rever e otimizar algum processo e implementar soluções específicas, a opção deve ser pela consultoria empresarial.
Agora que você já sabe a diferença entre educação corporativa e consultoria empresarial, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos como este em seu e-mail?
Deixe um comentário