Falta de planejamento adequado, indefinição de valores a serem investidos em ações, não saber quem é o público-alvo e direcionar esforços para canais que não levam diretamente ao cliente são alguns dos principais erros na atualidade
Todo empreendedor tem o desejo de expandir sua empresa. Isso pode acontecer de diferentes maneiras: seja com a abertura de diversas lojas, com aumento do volume de vendas, etc. Durante esse processo, o marketing se apresenta como um aliado importante! É por meio dele que se torna possível ganhar relevância como marca, que se estabelece uma relação com o público de interesse e que, por consequência, a empresa pode ampliar vendas.
“Utilizar o marketing de maneira estratégica, planejando de forma adequada e executando as ações com cuidado pode gerar resultados fantásticos para a empresa. Além de se destacar da concorrência, o negócio eleva o nível de lucro”, explica Haroldo Matsumoto, que é especialista na área, sócio e diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar dedicada à gestão de negócios.
De acordo com Matsumoto, no entanto, alguns erros cometidos pelas empresas, especialmente no caso daquelas de pequeno e médio porte, podem prejudicar e comprometer os planos de crescimento traçados para o negócio. “O primeiro equívoco relevante tem relação com o planejamento das ações de marketing, seja ele o tradicional ou o digital”, afirma. O executivo explica que definir as estratégias de marketing e iniciar sua execução com dois ou três meses de antecedência são passos fundamentais, mas muitas vezes esquecidos. Isso, porque as estratégias de marketing precisam de tempo para entregar os primeiros resultados de sucesso.
Um segundo equívoco bastante cometido pelas PMEs tem ligação com o orçamento disponibilizado para o departamento de marketing. “A falta de definição de um valor a ser investido na área para a concretização de ações que possam levar a marca, seus produtos e serviços ao público de interesse, pode minar os planos de crescimento de uma empresa. O valor aplicado em ações de marketing pode variar muito de uma empresa para outra, dependendo da área de atuação ou porte. Além disso, é preciso atenção na hora de precificar os produtos e serviços, uma vez que os investimentos em marketing precisam ser considerados”, orienta o especialista.
Segundo o consultor da Prosphera Educação Corporativa, outro problema ligado ao marketing está nas escolhas por estratégias equivocadas, muitas vezes como consequência do desconhecimento de quem é o público a quem as ações devem ser direcionadas. “Ter ciência de quem é a persona vai balizar todas as ações que forem estruturadas para a marca. Sem detalhes sobre quem é o consumidor daquele determinado produto ou serviço, qualquer investimento em marketing acaba se tornando desperdício. Um verdadeiro tiro no próprio pé”, adverte Matsumoto.
Por fim outro engano comum, que pode comprometer o desenvolvimento da empresa é cortar a verba de marketing ao avistar um momento de crise. “Esse é um erro bastante comum, que reflete diretamente nos resultados da empresa. É importante lembrar, especialmente durante uma crise, que as pessoas não deixam de comprar ou buscar informações sobre produtos e serviços. O volume de clientes pode diminuir momentaneamente, mas sempre haverá quem precise daquilo que a empresa fornece. É justamente na crise que os negócios precisam se aproximar dos clientes. Portanto, cortar a verba de marketing e de comunicação pode trazer mais prejuízos”, finaliza.
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