Desafios para o Empreendedor nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Processos e Finanças.
O grande desafio do empreendedor brasileiro é compreender quais são os problemas que ele enfrenta na sua empresa e como reconhece-los, para depois buscar uma solução. A maioria sente na pele os problemas, mas não consegue identifica-los e sentem os efeitos depois.
O dia-a-dia consome o empreendedor e não importa se tem 1 ou 1000 funcionários, os problemas e desafios são muito parecidos.
Espero neste e-book Desafios para o Empreendedor trazer algumas informações e conhecimento que obtivemos ao longo dos últimos anos com empresas de setores e portes diferentes.
Para começarmos
O empreendedor, na fundação da empresa tem certas características, aptidões e experiências e ao encontrar uma oportunidade no mercado começa a fomentar o negócio, vende e entrega um produto/serviço. Normalmente ele tem uma visão que privilegia a área comercial ou execução (entrega do produto/serviço). No início, com a quantidade menor de clientes é possível que consiga realizar sem dificuldade, entretanto para alavancar o negócio com aumento de venda, entrega, cobrança, pós-venda, equipe aumentando, começam a surgir os primeiros desafios.
Nesta nova fase é esperado e comum que o empreendedor privilegie a área que domina (normalmente a venda ou a produção) e não dá muita importância para as outras áreas (marketing, finanças, gestão de pessoas e jurídico). Isso é natural, pois nossa predominância é ficar no conforto que temos controle.
Durante um período, muito ou poucos anos, o modelo de negócio funciona, mas infelizmente em dado momento começa a existir dificuldades financeiras, problemas de qualidade, entrega e insatisfação de clientes e colaboradores.
Deixe um comentário