Mapeamento de processos
Mapeamento de processos é uma ferramenta de gerenciamento com o objetivo de identificar e mapear informações, fluxo, recursos e competências para atender todos elementos necessários, fazendo com que os objetivos de uma empresa ou negócio sejam alcançados.
Um processo consiste em transformar inputs em outputs (inputs em outputs), ou seja, você tem um objetivo e as etapas necessárias para alcançá-lo. Quando falamos em gestão de processos, estamos tratando de melhoria contínua. Segundo Thomas H. Davenport, “o processo de negócio é um conjunto de atividades estruturadas e relacionadas, projetadas para produzir um específico output para um cliente ou mercado particular”. Em outras palavras, o processo visa um determinado resultado.
Em primeiro lugar, é fundamental incluir todos os envolvidos, para que fique claro quais são os objetivos do processo, além de definir e concordar com os prazos e atividades.
Entendendo o processo
Para conseguir melhorar um processo, é necessário entender o motivo de sua existência.
- Qual é a importância deste processo?
- Qual é a funcionalidade deste processo?
- Qual é o tempo que leva este processo?
- Quais são os objetivos deste processo?
Selecione o processo
Após entender o motivo da existência do processo, deve-se identificar quais processos dentro da empresa impactam essa questão e que possuem relação eminente de resolvê-los.
Missão, visão, valores e objetivos da empresa são questões que podem servir de referência para guiar essa etapa do mapeamento.
Treine a equipe
Mesmo que uma empresa conte com profissionais altamente capacitados, não há espaço para erros. É extremamente necessário que todos estejam com os conhecimentos alinhados.
É preciso ter cautela ao implementar uma ferramenta com o objetivo de melhorar um processo. Será necessário treinar todos os envolvidos, afinal eles terão que lidar com a ferramenta durante todo o percurso.
Determine e sequencie as etapas
Nesta etapa, você pode fazer um brainstorm de todas as atividades necessárias e sequenciá-las.
Com um processo bem definido, você conseguirá responder à estas cinco perguntas:
- Quem?
- Como?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
Responder à essas perguntas é fundamental para entender o processo e consequentemente, encontrar maneiras de aprimorá-lo.
A importância de uma consultoria de processos
Hoje em dia, existem diversas ferramentas de mapeamento de processos, contudo, a empresa deve avaliar a melhor maneira de aplicá-las.
Caso não existam profissionais qualificados para exercer tal função, a empresa pode investir na contratação de um ou mais profissionais com o perfil desejado.
Uma outra opção que geralmente apresenta a melhor relação custo benefício, é a contratação de uma consultoria de processos. Com ela, você terá um olhar especial e imparcial, resultando em avaliações dos processos mais precisas, além do acesso à soluções inovadoras, proporcionadas pelas diferentes vivências adquiridas pelo consultor.
Entenda como a nossa consultoria de processos pode ajudar o seu negócio, clicando aqui.
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