Como identificar o perfil ideal de candidato para sua empresa?

O que define o perfil ideal do candidato para uma empresa? O ramo em que ela atua, o perfil dos líderes e gestores, ou os seus objetivos? Identificar o perfil ideal de candidatos não é uma tarefa simples, mas há um caminho que pode tornar essa escolha mais assertiva.

Hoje, vamos mostrar esse caminho. Se você tem prejuízos constantemente contratando e demitindo funcionários (o chamado turnover), continue acompanhando!

Buscando o perfil ideal do candidato

A busca por uma equipe qualificada e engajada é o objetivo de qualquer gestor de negócios, afinal, todos querem alcançar o sucesso sem se preocupar com colaboradores desmotivados. No entanto, nem todos sabem que antes de iniciar um processo seletivo e recrutar pessoas, é preciso já ter um perfil definido de competências e habilidades desejadas.

Esse perfil será baseado no tipo de negócio, que requer o desempenho de determinadas funções, e na cultura da empresa, a qual define a forma pela qual as pessoas se relacionam, entre outros aspectos.

Conhecendo a empresa bem, interna e externamente, o segundo passo é selecionar as competências desejadas.

Analisando o perfil por competências

A competitividade aumenta a procura por profissionais qualificados e, por isso, é essencial selecionar parte desse perfil baseando-se em competências. As competências de um candidato dizem respeito às suas habilidades, conhecimentos e atitudes, e à capacidade que ele ou ela tem de utilizá-las para alcançar seus objetivos.

Dentro dessa análise, estão incluídos os seguintes aspectos:

  • formação acadêmica;
  • habilidades pessoais;
  • experiências profissionais.

Cada um desses fatores deverá ter uma referência preestabelecida, da qual o recrutador partirá em busca de um candidato, fazendo uma análise comparativa e verificando a quais requisitos determinado candidato se aproxima e, da mesma forma, em quais pontos há divergências.

Tendo esse perfil de competências definido, o segundo passo é definir um perfil comportamental apoiado na própria cultura da empresa, buscando nesse quesito uma maior adaptabilidade do candidato à realidade organizacional.

Identificando a cultura organizacional

Como é a rotina da sua empresa? Você sabe definir se é uma organização centralizada nas lideranças, se o ambiente é formal ou informal, ou a rotina é dinâmica ou rígida? Bom, esses elementos e muitos outros formam o que chamamos de cultura organizacional.

A análise dessa cultura é requisito fundamental para entender o comportamento das pessoas que trabalham em determinada instituição. Em uma perspectiva individual, a cultura exerce uma forma de controle no comportamento, criando uma identidade coletiva que aproxima as pessoas.

Sendo assim, quanto mais distante essa cultura for do perfil comportamental do candidato, maiores serão as dificuldades de adaptação, bem como, possivelmente, menor será a sua satisfação com o trabalho. É preciso, então, comparar os seguintes fatores:

  • vestuário;
  • aspectos psicossociais (equilíbrio emocional, flexibilidade, adaptabilidade…);
  • percepção de mundo;
  • valores;
  • comportamento individual e em grupo.

Diante dessa análise, que engloba tanto habilidades quanto comportamento, em comparação às expectativas da empresa, é possível traçar um perfil ideal do candidato. Assim, define-se uma das etapas mais importantes do processo de recrutamento, aumentando as chances de selecionar candidatos que poderão desenvolver seus talentos plenamente.

Achou esse conteúdo interessante? Então não deixe de comentar e dividir a sua opinião conosco! Quais outras coisas devem ser consideradas no perfil do candidato ideal?