O QUE A CONSULTORIA PODE AJUDAR?

A consequência da desorganização dos controles financeiros leva a falta de dinheiro para empresa cumprir suas obrigações com fornecedores, colaboradores e impostos, além disso não remunera o principal e merecedor de todo esse esforço: o dono da empresa. Isso mesmo, sem uma gestão financeira adequada o dono ou sócios da empresa não obtém lucro do negócio.

Hoje, todas as empresas buscam maximizar seus lucros, portanto, as informações e seus indicadores devem ser precisos.

A Consultoria Financeira da Prosphera Educação Corporativa se preocupará inicialmente em diagnosticar a situação da sua empresa, mapeando os pontos de melhoria e estabelecendo soluções personalizadas para sua realidade.

Com o apoio da Consultoria Financeira da Prosphera Educação Corporativa, sua empresa contará com a estruturação dos controles financeiros, sua sistematização e relatórios gerenciais, obtendo maior assertividade na tomada de decisões.

Durante a Consultoria Financeira da Prosphera Educação Corporativa sua empresa contará com:

  • Indicadores de lucratividade reais e sua rentabilidade;
  • Identificação de linha de produtos e serviços com margens de ganho mais significativos;
  • Aumento dos lucros;
  • Melhoria na gestão de custos;
  • Análise de custos/despesas e seu custo x benefício;
  • Administração do capital de giro de forma adequada, com análise dos prazos de pagamento e recebimento, assim como a possibilidade de expansão sustentável;
  • Avaliação de custos reais para formação de preços;
  • Análise do ponto de equilíbrio, contribuindo para a gestão de vendas;
  • Planejamento financeiro mais eficiente;
  • Orçamentos mais confiáveis;
  • Colaboradores treinados;
  • Desenvolvimento de plano de viabilidade.
  • Planejamento para investir em novas oportunidades da empresa.

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA DE FINANÇAS PROSPHERA BASEADA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA?

A consultoria financeira tradicional está calcada no método diagnóstico, plano de ação e orientação, na qual o consultor financeiro busca os problemas pontuais de gestão financeira, seja na estruturação dos demonstrativos financeiros ou planejamento de uma recuperação financeira, oferece o plano de ação para a empresa e acompanha os colaboradores na execução.

Na metodologia de educação corporativa, além da experiência, o consultor leva a didática para que o colaborador compreenda os motivos do problema para que desenvolvam, em conjunto, a solução e acompanhe os resultados.

Nesse segundo modelo, o capital intelectual, isto é, o conhecimento, permanece dentro da empresa junto com o colaborador que foi capacitado.

Na educação corporativa, o colaborador ou sócio da empresa é o protagonista do próprio desenvolvimento. Outra grande diferença é que, enquanto a consultoria tradicional visa os problemas imediatos, a educação corporativa está fundamentada na estratégia de médio e longo prazo. A visão da empresa como um todo na educação corporativa permite aos sócios e diretores prevenir as consequências das tomadas de decisão, por exemplo: se o consultor financeiro verifica a demasiada compra de certos produtos e orienta reduzir as compras para que melhore o capital de giro, é uma solução boa a curto prazo. No entanto, se estiver orientado pela educação corporativa, ele poderia verificar que na estratégia comercial da empresa alguns itens mais vendidos pela curva ABC têm que estar disponíveis imediatamente com o risco de perda de receita.

CONSULTORIA E TREINAMENTO EM GESTÃO FINANCEIRA

Após dezenas de empresas que atendemos, percebemos que o proprietário da empresa cuida muito bem dos produtos e serviços da empresa, estabelece alto nível de qualidade no atendimento e pós-venda, mas quando chega na parte financeira não há motivação para que aprenda e controle diariamente as finanças da empresa. Com a nossa experiência, você vai perceber que nosso treinamento financeiro permite:
Compreender de forma simples e prática os principais conceitos da área financeira e quais os impactos na empresa;

Sabendo o porquê das coisas, fica mais fácil se dedicar em como fazer;

Perceberá que com algumas horas no começo ou fim do dia há plena condições de mantes o financeiro em ordem;

Conseguirá fazer a gestão do dia-a-dia com mais tranquilidade, sem desespero de buscar dinheiro para pagar as contas;

Aquela dúvida muito comum finalmente será respondida: O preço que cobro é o correto para manter minha empresa e crescer?

Também saberá a resposta porque meu concorrente tem preços menores que eu oferecendo o mesmo serviço ou produto.

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE FINANCEIRA

Se a sua empresa já tem o porte médio e tem uma equipe que faz as contas a pagar e receber, compras e controle, nós podemos ajudar a criar as rotinas e indicadores de desempenho de cada colaborador.  Nesta capacitação podemos destacar os principais problemas que serão tratados:

  • Esquecimento de pagamento de faturas, imposto pago com multa, clientes que não pagam e deixam de ser cobrados, férias vencidas e pagas em duplicidade;
  • As informações e indicadores que devem ser entregues diariamente, semanalmente e mensalmente para tomada de decisão dos outros departamentos como vendas e produção;
  • Rotina de cada membro da equipe e sua entrega para o gerente ou proprietário;
  • Conhecimento das informações que devem ser enviadas e recebidas para contabilidade, principalmente se o negócio da empresa depende de certidões negativas e licitações;

OBJETIVOS E METAS

Evolução do Caixa

Evolução do Caixa

Evolução da Receita

Evolução da Receita

Evolução da Lucratividade.

Evolução da Lucratividade.

Muito comum para área de vendas e produção, mas dificilmente encontrado na área financeira, mas é extremamente importante criar metas e objetivo para o departamento e cada colaborador dele, podemos citar alguns:

  • Meta de redução de custos fixos como negociação com prestadores de serviço (contabilidade, limpeza terceirizada, manutenção de T.I, internet)
  • Redução do custo da mercadoria vendida ou os insumos para produção através de novos fornecedores;
  • Meta de redução do valor nas comprar efetuadas com os atuais fornecedores;
  • Análise da tributação e verificar estratégia para redução;
  • Meta de redução de juros de empréstimos tomados;
  • Custos de operação com operadoras de cartão e despesas bancárias;

COMPROMETIMENTO

Envolver a equipe financeira para obter os melhores resultados, estimulando o esforço e a racionalização dos números da empresa. Para que possamos atingir esse comprometimento, podemos utilizar a bonificação para prestigiar os melhores resultados do time. Também é possível vincular os melhores colaboradores com plano de carreira de auxiliar para analista, depois supervisão e talvez uma gerência.

REMUNERAÇÃO

Será que o salário e os benefícios que você paga seu colaborador financeiro está dentro do mercado? Uma área tão vital e suscetível a corrupção e desvio de recursos está sendo remunerado corretamente? São perguntas que se deve fazer para que não haja motivação de desvio e estimule a saída para outra empresa ou concorrente levando informações estratégicas da empresa.

RECURSOS

Após compreensão da necessidade da gestão financeira e seus indicadores, treinar e capacitar os colaboradores para que possa realizar as atividades com consistência, verificar se a remuneração e comprometimento estão de acordo com os objetivos da empresa, chegou a hora de verificar se a infra estrutura permite o pleno funcionamento da área financeira.

Não é obrigatório o uso de sistemas, porém o custo x benefício é incomparável entre fazer em anotações ou planilhas ou dispor de um software na internet que possa executar a rotina e controle da área financeira. Neste momento, a consultoria financeira da Prosphera conhece a maioria dos sistemas do mercado e poderá ajudar a empresa a adotar aquele que melhor atenda as características da empresa e habilidade do colaborador.

GESTOR FINANCEIRO

Seja o proprietário ou gerente financeiro, se torna peça chave para o crescimento e lucratividade da empresa. É ele que vai sinalizar que dali a dois meses faltará dinheiro na empresa, ele vai determinar que os pagamentos para os próximos dias devem ser renegociados ou que podemos comprar a vista e obter o desconto para aumentar o lucro e competividade da empresa.

O gestor financeiro irá autorizar se podemos contratar um novo vendedor ou não e quanto esse vendedor deverá vender o mínimo para custear sua contratação.

Aquele financiamento da nova máquina precisa do aval dele, pois com a projeção do financiamento e potencial da geração de novas receitas, fornecerá as informações necessárias par a decidir se vale a compra ou não.

Perceba que o gestor financeiro é estratégico para movimentar todas as outras áreas da empresa.

Também fica claro que se ele estiver correndo no dia-a-dia para apagar incêndio e resolver problemas, jamais terá condições para analisar e contribuir com as tomadas de decisão. Por isso se estiver com a rotina financeira e seu time preparado estará apto a sair do operacional e subir para a estratégia financeira da empresa.

TREINAMENTO FINANCEIRO PROSPHERA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Com o passar dos anos nossos instrutores perceberam que os exemplos nos treinamentos eram ineficazes para que o colaborador pudesse compreender os conceitos e levar para realidade da empresa que atua. Era o mesmo que passar o exemplo de uma padaria e seus insumos para fazer o pão e calcular seu preço de venda e o colaborador trabalhar em uma empresa de manutenção e conserto de automóveis. Não conseguia assimilar e praticar.

Por este motivo os treinamentos da Prosphera utilizam somente dados e informações da própria empresa, ao mesmo tempo que conhece e aprende, desenvolve a habilidade necessária para executar, além disso se motiva ao perceber que quando faz corretamente os benefícios são instantâneos no seu dia de trabalho.

Nosso treinamento pode ser aplicado no varejo, indústria, serviço e agrobusiness, além de ser desenvolvido atendendo cada característica de mercado. Já atendemos clientes dos segmentos de distribuidoras, turismo, recursos humanos, academias, dentais, reflorestamento, clinicas médica e terapêutica, vidraçaria, equipamentos, transporte, transformação plástico, energia, automação, informática, buffet, importação, faculdade, limpeza, uniforme, presentes, idioma, suplemento, bijuteria, EPI, revestimento ACM, fotografia, tecnologia da informação, pizzaria, advocacia, eletrônica, controle de acesso, promotora e contabilidade.

DESENVOLVIMENTO DA ÁREA FINANCEIRA

Abaixo, listamos os temas para treinamento da área financeira:

  • Conceitos básico de contas a pagar e receber, rotina financeira;
  • Determinação do plano de contas, confiabilidade das informações, fluxo de caixa e demonstrativo de resultado do exercício (DRE);
  • Planejamento financeiro, determinação de objetivos, metas, plano de ação financeiro e acompanhamento;
  • Planejamento e viabilidade financeira de novas áreas dentro da empresa ou novos negócios;
  • Orçamento e estratégias de otimização do capital e recursos financeiros;
  • Negociação e estratégia para dívidas e demais problemas financeiros;

Nossos consultores são referência no setor financeiro e somos consultores convidados do Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. Assista a matéria que foi para o ar com nosso consultor financeiro sênior, Alexsandro, explicando como a empresa pode vencer o endividamento.


Oferecemos uma palestra on-line e gratuita para que conheça algumas técnicas e ferramentas utilizadas na gestão financeira em tempos de crise. Esse treinamento foi veiculado ao vivo. Clique Aqui para ver mais. https://youtu.be/7vFfbB_Cr4k

Baixe aqui gratuitamente os slides da Live Plano Emergencial de Finanças (segue link para baixar: https://conteudo.prosphera.com.br/p/apresentacao-live-plano-emergencial-financas

Recomendação: equipe financeira

Nível profissional: auxiliar, analista e gerente financeiro

Palavras-chaves: planejamento, gestão financeira, indicadores, desempenho e objetivo.

Técnicas: teórica e vivencial.