Saiba como envolver a equipe em novos processos da empresa

Há sempre novos processos surgindo dentro das empresas. Seja uma nova forma de atender os clientes, pagar contas ou produzir o bem/serviço comercializado pela organização. A questão é: como envolver a equipe nessas novas tarefas?

Quando os profissionais estão envolvidos, comprometem-se com os processos, melhoram sua postura diária e atingem os objetivos desejados. A falta de envolvimento, por outro lado, resulta em erros e ineficiência operacional.

Pensando nisso, elaboramos um guia sobre como envolver a equipe em novos processos da empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Crie um mapa de fluxo de processos

Em primeiro lugar, é preciso que o time compreenda o novo processo. É muito difícil, para o ser humano em geral, comprometer-se com algo que não conhece ou sobre o qual tem dúvidas. Por esse motivo, crie um mapa de fluxo de processos.

Também chamado de fluxograma, trata-se de uma representação gráfica que mostra — por meio de elementos geométricos, textos e linhas interligadas — o passo a passo para chegar ao objetivo desejado. Esse recurso visual possibilita ter uma visão mais ampla do processo.

Organize um grupo para inovar e solucionar

Independentemente do processo, uma coisa é certa: existirão problemas! Pode ser a falta de comunicação, de insumos adequados ou de máquinas que funcionem, por exemplo. Esperar somente pelas soluções da alta administração pode comprometer o senso de pertencimento da equipe quanto ao processo.

Para evitar que isso aconteça, uma ótima ideia é criar um grupo de resolução de problemas, formado pelos próprios funcionários. Eles serão responsável por encontrar soluções inovadoras e aprimorar os processos continuamente.

Estabeleça metas com a equipe

Metas são importantes aliadas da gestão de empresas e processos. Elas contribuem para direcionar os times, economizar recursos e atuar com eficiência. Para engajar os funcionários nos objetivos da organização, é necessário realizar um planejamento participativo.

Imagine que um novo processo possui 6 resultados-chave (KRs — key results) que devem ser alcançados. Com a participação dos funcionários, transforme-os em metas que sigam o padrão SMART (do sistema de definição de metas OKR — Objective and Key Results), isto é, sejam:

  • específicas (specific);
  • mensuráveis (measurable);
  • alcançáveis (attainable);
  • relevantes (relevant);
  • com prazo bem definido (time-based).

Nesse caso, a colaboração será muito útil para o comprometimento dos profissionais com os resultados finais. Logo, a companhia será beneficiada.

Comunique-se com a equipe e ofereça feedback

Por fim, é preciso destacar um dos elementos mais importantes nos processos: a comunicação. É necessário comunicar-se com os colaboradores para manter a motivação, o comprometimento e o nível de resultados esperado.

Nesse sentido, um recurso que todos ouviram falar, mas que poucos aplicam de forma consistente, é o feedback. É preciso apresentar, de forma equilibrada, os pontos fortes e fracos dos profissionais, reconhecendo os acertos e indicando o que pode ser melhorado. Desse modo, todos podem crescer e se envolver mais.

Ao aplicar as dicas aqui citadas, o time vai se sentir mais seguro e aumentará a sua produtividade e comprometimento com os processos da empresa. Além de beneficiarem a organização, essas instruções são úteis para otimizar o senso de equipe e a gestão de pessoas. Por isso, não deixe de aplicá-las!

Agora, você já sabe como envolver a equipe nos processos, certo? Aproveite para deixar seu comentário em nosso post, conte-nos suas dúvidas ou experiências. Vamos lá!

Share