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Saiba como envolver a equipe em novos processos da empresa

Saiba como envolver a equipe em novos processos da empresa

By prosphera 14 de maio de 2018 Consultoria,Gestão,Marketing

Há sempre novos processos surgindo dentro das empresas. Seja uma nova forma de atender os clientes, pagar contas ou produzir o bem/serviço comercializado pela organização. A questão é: como envolver a equipe nessas novas tarefas?

Quando os profissionais estão envolvidos, comprometem-se com os processos, melhoram sua postura diária e atingem os objetivos desejados. A falta de envolvimento, por outro lado, resulta em erros e ineficiência operacional.

Pensando nisso, elaboramos um guia sobre como envolver a equipe em novos processos da empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Crie um mapa de fluxo de processos

Em primeiro lugar, é preciso que o time compreenda o novo processo. É muito difícil, para o ser humano em geral, comprometer-se com algo que não conhece ou sobre o qual tem dúvidas. Por esse motivo, crie um mapa de fluxo de processos.

Também chamado de fluxograma, trata-se de uma representação gráfica que mostra — por meio de elementos geométricos, textos e linhas interligadas — o passo a passo para chegar ao objetivo desejado. Esse recurso visual possibilita ter uma visão mais ampla do processo.

Organize um grupo para inovar e solucionar

Independentemente do processo, uma coisa é certa: existirão problemas! Pode ser a falta de comunicação, de insumos adequados ou de máquinas que funcionem, por exemplo. Esperar somente pelas soluções da alta administração pode comprometer o senso de pertencimento da equipe quanto ao processo.

Para evitar que isso aconteça, uma ótima ideia é criar um grupo de resolução de problemas, formado pelos próprios funcionários. Eles serão responsável por encontrar soluções inovadoras e aprimorar os processos continuamente.

Estabeleça metas com a equipe

Metas são importantes aliadas da gestão de empresas e processos. Elas contribuem para direcionar os times, economizar recursos e atuar com eficiência. Para engajar os funcionários nos objetivos da organização, é necessário realizar um planejamento participativo.

Imagine que um novo processo possui 6 resultados-chave (KRs — key results) que devem ser alcançados. Com a participação dos funcionários, transforme-os em metas que sigam o padrão SMART (do sistema de definição de metas OKR — Objective and Key Results), isto é, sejam:

  • específicas (specific);
  • mensuráveis (measurable);
  • alcançáveis (attainable);
  • relevantes (relevant);
  • com prazo bem definido (time-based).

Nesse caso, a colaboração será muito útil para o comprometimento dos profissionais com os resultados finais. Logo, a companhia será beneficiada.

Comunique-se com a equipe e ofereça feedback

Por fim, é preciso destacar um dos elementos mais importantes nos processos: a comunicação. É necessário comunicar-se com os colaboradores para manter a motivação, o comprometimento e o nível de resultados esperado.

Nesse sentido, um recurso que todos ouviram falar, mas que poucos aplicam de forma consistente, é o feedback. É preciso apresentar, de forma equilibrada, os pontos fortes e fracos dos profissionais, reconhecendo os acertos e indicando o que pode ser melhorado. Desse modo, todos podem crescer e se envolver mais.

Ao aplicar as dicas aqui citadas, o time vai se sentir mais seguro e aumentará a sua produtividade e comprometimento com os processos da empresa. Além de beneficiarem a organização, essas instruções são úteis para otimizar o senso de equipe e a gestão de pessoas. Por isso, não deixe de aplicá-las!

Agora, você já sabe como envolver a equipe nos processos, certo? Aproveite para deixar seu comentário em nosso post, conte-nos suas dúvidas ou experiências. Vamos lá!

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