Jornal O Estado de S. Paulo | Profissionalizar sua empresa

Enfrentando muitos DESAFIOS?

Nosso TIME de consultores prepararam um E-book de como lidar com os DESAFIOS PARA O EMPREENDEDOR nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Processos e Finanças.

Não perca tempo e Baixe já esse material incrível e gratuito.

Qual é a melhor hora de profissionalizar a sua empresa? Empreendedores e consultores dizem como detectar a necessidade e relatam os benefícios que a medida proporciona aos negócios. E nosso Diretor Haroldo Eiji Matsumoto foi um dos convidados para essa matéria do Jornal O Estado de São Paulo, publicada no dia 05 de Março de 2017.

Profissionalizar sua empresa?

O melhor momento é quando o empreendedor percebe que sua jornada de trabalho, que antes era desafiadora, mas trazia satisfação, se tornou uma aflição de problemas e conflitos. “Isso costuma ocorrer depois de a empresa começar a crescer e a contratar colaboradores” de acordo com o Haroldo Eiji Matsumoto, sócio diretor da Prosphera Educação Corporativa.

Já se sentiu esgotado?

Haroldo Eiji Matsumoto diz que outra percepção do momento de profissionalizar o negócio é quando as responsabilidades do empresário crescem e ele não consegue dar conta de tudo e fica esgotado.

“Ele pode sentir os reflexos da falta de profissionalização pelos atrasos no prazo de entrega, retrabalho, desperdício, conflitos entre as pessoas e processos. Mas , principalmente, quando a empresa, que antes era lucrativa, começa a ter dificuldade de cumprir seus pagamentos ou já está em dívida financeira.”

Segundo ele, vale lembrar que a empresa pode ter um ou mil colaboradores. “A questão da profissionalização está na visão de futuro do empresário e o que ele espera como retorno de seu empreendimento.”

O sócio diretor afirma que a maior dificuldade é o empresário acreditar que é possível sair do modelo atual para se tornar uma ‘pequena grande empresa’. “Pequena no faturamento, mas grande nos processos e na forma como interage com o mercado”, diz.

A matéria, na íntegra, você confere aqui.