Leader Coach: entenda como melhorar a performance dos seus colaboradores

Liderar significa muito mais do que apenas gerir. Embora muitas pessoas em cargos de liderança concordem com essa afirmação, poucas conseguem explicar exatamente o que significa liderar com eficiência. O Leader Coaching responde questões como essa.

Leader Coaching é um tipo de treinamento em que se apresenta conceitos e métodos de Coaching para capacitar líderes. Assim, profissionais em posições de liderança conseguem desenvolver competências em suas equipes e gerar resultados para a organização. Ficou curioso sobre o assunto? Leia este artigo que preparamos e saiba mais!

Características de um Leader Coach

Um leader coach se diferencia de líderes comuns por causa de sua visão do que é liderar. Esse profissional busca entender o comportamento dos colaboradores de sua equipe, suas motivações, pontos fortes e dificuldades. Confira um pouco mais de suas características:

Empatia

Trata-se de um líder com habilidades interpessoais e inteligência emocional bem desenvolvidas, conseguindo lidar de forma empática em qualquer situação de dificuldade.

Abertura e desprendimento

Um Leader Coach busca estar sempre aberto às ideias e soluções propostas por sua equipe. Muitas vezes um líder comete o erro de imediatamente resolver algo de sua maneira sem consultar outras possibilidades. Acontece até mesmo do gestor se apegar à própria ideia, considerando uma ofensa pessoal quando surge outra alternativa.

Desenvolvimento contínuo

Valorizando o autoconhecimento para si e para todos de sua equipe, o Leader Coach é capaz de mapear as habilidades e competências dos colaboradores. Dessa forma, é possível aprimorar pontos específicos por meio de ações periódicas voltadas para esse fim.

Um leader coach está sempre aprendendo e ensinando. A curiosidade é uma das maiores ferramentas desse tipo de líder, já que ele está sempre se adaptando e descobrindo maneiras mais eficientes de atingir seus objetivos.

Atitudes de um leader coach para melhorar a performance da equipe

Existem várias formas de aplicar os princípios de um leader coach em sua maneira de liderar. Vamos a alguns pontos importantes:

Comunicação transparente

A chave para um bom líder é um canal aberto e amistoso de diálogo com seus colaboradores. Nenhuma pessoa deve se sentir intimidada ou envergonhada de se expressar sobre qualquer coisa que envolva sua função.

Apenas assim, o líder tem capacidade de realmente conhecer seus colegas de trabalho e orientá-los da maneira mais adequada para cada caso. É preciso conhecer a fundo o que motiva os integrantes de seu time e uma comunicação clara e eficiente é fundamental para isso.

Identificação de competências

Um leader coach não impõe prazos ou tarefas acima da capacidade do colaborador de realizá-las. Isso significa que esse tipo de líder conhece os pontos fortes e fracos e orienta cada funcionário de acordo com suas capacidades, buscando aproveitar o melhor de cada um.

Além disso, um leader coach entende que não se trata de uma pessoa ser melhor ou pior do que a outra. Pelo contrário, já que as diferenças revelam o potencial específico do profissional.

Liderar nunca é uma tarefa fácil. Por isso, o Leader Coaching pode ser um determinante para o sucesso de gerentes e gestores e de suas organizações. Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes e distribua este conhecimento com seus colegas!