Inbound marketing: saiba como alcançar o cliente certo na hora certa

A popularização da internet transformou profundamente as dinâmicas de interação e compra on-line. Atualmente, qualquer empresa que procure se estabelecer e destacar no mercado precisa investir nas estratégias de inbound marketing.

Mas você sabe o que é inbound marketing e o porquê do seu papel ser central para as estratégias de marketing digital?

Fique com a gente e leia até o fim! Aqui, vamos te apresentar o básico do que é preciso saber sobre inbound marketing para melhorar os resultados das suas estratégias.

Conceito de inbound marketing

Inbound marketing é um conceito amplo. Contudo, sua essência diz respeito, basicamente, às estratégias mais eficientes para atrair potenciais clientes para o seu site.

A atração é feita por meio da oferta de conteúdo relevante. No inbound marketing, o conteúdo é preparado para a educação do consumidor, tendo como propósito ajudá-lo a percorrer a jornada de compra de forma autônoma.

Ele se opõe aos métodos tradicionais de marketing (outbound marketing), na medida em que evita, ao máximo, métodos de publicidade invasiva.

Ao capturar a atenção do potencial cliente, a metodologia do inbound marketing fará o trabalho de estabelecer um relacionamento com essa pessoa. Criando um relacionamento positivo, oferecendo conteúdo de qualidade, é possível influenciar a decisão final de compra do cliente.

Etapas do inbound marketing

A metodologia do inbound marketing é estruturada por cinco etapas complementares: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise.

Atração

A primeira etapa se baseia na necessidade de ter visitantes no seu site. Sem novos visitantes, não é possível gerar leads para conversões e vendas.

Para atraí-los, é preciso oferecer conteúdo realmente diferenciado. Se você conseguir mostrar às pessoas que o que você oferta vale a pena, logo você formará um público mais engajado e inclinado a considerar suas ofertas.

Conversão

Para completar a jornada de compra é preciso que o visitante da sua página se converta em lead.

Isso significa fazer com que o consumidor compartilhe informações como e-mail ou número de telefone em troca de algum benefício. Uma forma de conseguir essas informações é oferecendo ofertas especiais ou conteúdos exclusivos.

Relacionamento

Os clientes se encontram em estágios diferentes da jornada de compra, e é preciso diferenciá-los para saber que tipo de conteúdo oferecer naquele momento específico.

O papel dessa etapa é usar estratégias que identifiquem em que estágio se encontra o lead e acelerar o processo da jornada de compra. Isso é feito por meio de campanhas de e-mail marketing, automação de marketing, nutrição de leads, etc.

Vendas

A intenção de implementar uma estratégia de inbound marketing é otimizar e melhorar a dinâmica do fluxo de vendas da empresa.

Os métodos para vendas vão variar de acordo com os canais trabalhados pela empresa. No entanto, quanto mais complexo for o seu produto, mais dedicação o processo vai exigir até a venda ser efetuada.

Análise

As estratégias de marketing digital superam as demais nesse ponto. A análise dos resultados é feita com índices verificáveis, tornando possível avaliar de forma eficaz as ações do inbound marketing.

O uso de métricas apropriadas vai atestar o desenvolvimento da estratégia como um todo. Cada uma delas vai ilustrar um aspecto da sua estratégia.

Selecionando bem as métricas mais relevantes para o seu negócio é possível otimizar o marketing e realizar ajustes pontuais nas ações trabalhadas, além, é claro, de direcionar os esforços para as maiores necessidades da empresa.

Vantagens do inbound marketing

O inbound marketing facilita a criação de intimidade com os consumidores e sua metodologia pode ser aplicada em qualquer negócio.

Ele é consideravelmente mais barato comparado ao outbound marketing e garante o retorno ao ajudar na segmentação do público que se interessa pelos seus produtos.

Hoje, os canais de vendas on-line ganham cada vez mais espaço, algo que provavelmente não deve mudar. Dessa forma, ignorar o inbound marketing pode significar deixar a concorrência sair na frente.

Implementar essas estratégias é relativamente simples. Você pode começar, por exemplo, criando perfis corporativos nas redes sociais, investindo em um blog, usando links patrocinados ou procurando influenciadores on-line para divulgar sua marca.

Se você quer receber mais informações importantes sobre inbound marketing, marketing digital e gestão de processos assine nossa newsletter e se mantenha informado das novidades!

Share