Gestão de pessoas: entenda a importância e 6 dicas para melhorá-la

A gestão de pessoas é uma atividade-chave para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque funcionários engajados, alinhados e comprometidos podem alcançar qualquer resultado desejado, por mais ambicioso que ele seja.

De acordo com a Sodexo, pequenas empresas que investem no bem-estar da equipe são cerca de 70% mais rentáveis, 86% mais produtivas e 96% mais atraentes para novos talentos. Isso representa um grande diferencial.

Sabemos bastante sobre esse assunto e queremos compartilhar com você. Continue lendo e veja seis dicas de como melhorar a gestão de pessoas em sua empresa. Boa leitura!

1. Melhore a comunicação interna

Já parou para imaginar os efeitos da comunicação interna? Com um bom diálogo, além de manter o time mais unido, é possível aumentar a eficiência dos processos e mitigar o número de falhas internas. Veja como é importante!

Duas coisas são fundamentais para otimizar a comunicação em sua empresa: manter os líderes comprometidos com o assunto e implementar novos canais de comunicação. Hoje é possível utilizar diversas tecnologias para isso, como: aplicativos mobile, redes sociais ou intranet.

2. Crie uma cultura de alta produtividade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Esse número é grande e deve ser reduzido ao máximo, afinal, isso é um claro desperdício de dinheiro.

Uma cultura de alta produtividade faz com que tudo possa ser feito dentro de apenas alguns dias ou, se for algo realmente complexo, semanas de trabalho duro. Implemente esse pensamento em sua empresa e tenha um time focado e produtivo.

3. Invista no ambiente de trabalho

Grandes companhias investem em espaços de trabalho mais descontraídos. Isso não é modismo, é uma forma de tornar o ambiente interno mais agradável e inovador, estimulando os funcionários a “pensar fora da caixa”.

Se você não tem dinheiro para criar uma sala de jogos ou minicampo de golfe, como o Walmart fez, não tem problema. Comece com um pequeno espaço para descanso e uma boa máquina de café; já é um excelente início!

4. Conte com ajuda de especialistas

Se não possui muito conhecimento sobre a área ou acredita que pode melhorar ainda mais, então busque o auxílio de profissionais externos. Com bons especialistas é possível chegar ainda mais longe, otimizando seus resultados internos.

Para encontrar um bom especialista, peça seu portfólio de trabalho e busque feedback de empresas que já passaram pelo mesmo processo. Assim terá mais segurança!

5. Invista no desenvolvimento contínuo

Drek Bok, ex-reitor de Harvard, uma vez disse: “se você acha a educação cara, experimente a ignorância”. Essa frase é uma grande verdade. Se você não investir em seus funcionários, terá um grupo de pessoas de baixo desempenho.

Para identificar o treinamento certo, você deve avaliar a tríade de conhecimentos, habilidades e atitudes da sua equipe. Isso pode ser feito por meio de feedback e follow-up do gestor e uma avaliação em 360 graus, obtendo feedback das pessoas mais próximas de cada colaborador.

6. Construa uma estratégia de retenção de talentos

Além de encontrar e contratar os profissionais certos, é indispensável retê-los dentro da empresa. Para isso, você deve criar uma boa estratégia de retenção de pessoas.

Para reter talentos, é importante investir em ações de endomarketing, oferecer oportunidades de crescimento e mostrar que valoriza cada conquista do time de funcionários. Assim, terá funcionários fiéis e dispostos a se doar diariamente.

Essas são as principais dicas que poderão melhorar a gestão de pessoas em sua empresa e otimizar os resultados associados ao assunto.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!