Gestão contábil: 7 dicas de como e por que fazer corretamente

No complexo mundo empresarial de hoje, a contabilidade tornou-se parte integrante do gerenciamento de uma empresa. Ela é fundamental para a execução dos negócios e pode orientar a administração em cada uma de suas etapas.

A gestão contábil aumenta a eficiência do empreendimento, ajudando o proprietário a organizá-lo e sistematizá-lo, para que possa funcionar na prática. Para quem nunca lidou com contas e demonstrações financeiras, pode ser uma perspectiva assustadora.

Assim, muitos empresários iniciam um negócio de forma desorganizada, quando se dão conta, a empresa cresceu nos moldes errados. Então, acabam perdendo gradativamente o controle sobre a contabilidade.

Por isso, neste post nos dedicamos a ajudá-lo com dicas de como e por que fazer corretamente a gestão contábil da sua empresa. Confira!

1. Aprenda a fazer a gestão contábil da sua empresa

A contabilidade empresarial possui rotinas e processos que exigem muita organização. É preciso registrar as transações corretamente, revisar os resultados regularmente e sempre manter bons registros, além dos lembretes e anotações com datas, as quais não podem ser esquecidas.

Para não perder o rumo, você precisa manter em ordem três relatórios financeiros básicos: o balanço patrimonial, a demonstração do resultado e o fluxo de caixa. Com eles em dia, a sua empresa terá também um bom controle sobre a sua saúde fiscal. Mas como fazer tudo isso? Veja a seguir:

2. Separe as suas finanças pessoais e empresariais

Muitos proprietários de PME (pequena e média empresa) não conseguem separar as finanças pessoais e empresariais, especialmente no início do negócio, mas é fundamental não misturar as transações dessas duas áreas da sua vida.

Comece separando as suas contas bancárias e os seus cartões de crédito pessoais e empresariais. Se não fizer isso, você não terá uma imagem clara da saúde contábil e, consequentemente, financeira da sua empresa.

3. Recorra à ajuda de um software contábil

Um software de contabilidade em nuvem pode facilitar o rastreamento das transações da sua empresa. Você pode registrar as suas despesas, receita, folha de pagamento e impostos diretamente nele.

Esse tipo de programa o ajudará a reduzir documentos em papel e manterá os seus registros concentrados em um só lugar, em vez de espalhados pelo escritório.

O software deve calcular os seus valores financeiros, como lucro líquido e ativos brutos. Alguns softwares registram as suas rotinas fiscais e tributárias, lembrando-o delas, o que garante menos erros em seus livros contábeis.

4. Acompanhe todas as transações

Monitorar o seu dinheiro é a chave para um retrato exato da sua situação financeira. Muitas pequenas empresas usam um método de caixa simples para fazer a contabilidade.

Registre todas as transações que você fizer em sua empresa. Tome nota a cada vez que o dinheiro sair de seus caixas ou entrar.

Programe um compromisso semanal consigo mesmo para rever e organizar as suas finanças empresariais. É importante não pular esse passo na sua contabilidade. Quando você conciliar os seus livros no final do ano, ficará feliz por ter mantido esses check-ins financeiros.

5. Revise os seus livros com frequência

As empresas mais bem-sucedidas têm uma compreensão clara de sua imagem financeira e a planejam continuamente. Verifique as suas finanças com frequência e salve-se da organização de última hora.

Passe um olhar de contador sobre os seus livros, várias vezes por ano. Pode ser uma boa ideia recorrer a uma opinião profissional para isso, especialmente no que tange às questões tributárias.

6. Faça um bom planejamento tributário

A complexidade do sistema tributário brasileiro é um grande desafio para as empresas. Portanto, é importante fazer o planejamento tributário corretamente, com estratégias de tributação e o enquadramento apropriado dos impostos, de acordo com a legislação vigente.

Essa ação é imprescindível para que as empresas continuem competitiva no mercado. Além disso, também pode ajudá-las a economizar dinheiro antes empregado no pagamento de impostos indevidos.

7. Organize a sua contabilidade

Encontre uma maneira organizada de fazer a gestão contábil que se adéque ao seu negócio. Certifique-se de que os seus registros sejam completos e precisos. Use um método consistente para organizar a sua contabilidade. O seu negócio depende disso!

Agora que você já sabe como começar a fazer a contabilidade da sua organização de forma certa, compartilhe estas dicas em suas redes sociais!