Executive coaching: o que é e quais os benefícios para a empresa?

Algumas pessoas desenvolvem de forma natural o instinto de liderança, porém, apenas o instinto não é capaz de conduzir um bom líder. É preciso que ele passe por um processo de lapidação e treinamento, a fim de aprimorar ainda mais o seu talento, e é aí que o executive coaching entra em cena.

Esse treinamento visa atender às necessidades de empresas que desejam desenvolver em seus colaboradores os aspectos de liderança. O treinador executivo é, em geral, um profissional com ampla experiência em cargos de diretoria ou semelhantes e seu objetivo é transmitir de forma gradativa tudo o que aprendeu para outro líder (ou futuro líder) menos experiente. Continue a leitura para entender as vantagens do executive coaching.

O que é executive coaching?

Para entender a função do executive coaching, acompanhe esta metáfora esportiva: em um time de futebol, os jogadores de linha recebem dicas e treinamentos do técnico, pois ele carrega uma imensa bagagem de conhecimentos e é capaz de transmitir um pouco de sua experiência a cada treino.

Porém, os goleiros, em geral, recebem atenção diferenciada. Eles são treinados primeiramente por outro profissional especialista na defesa e só então são integrados ao treino coletivo. O papel do treinamento executivo é semelhante ao desse profissional. O coach executivo tem a função de desenvolver as características de liderança em um profissional para que este seja capaz de conduzir uma equipe ao sucesso.

Após receber o treinamento de liderança, o profissional será capaz de desenvolver propostas que reduzam os custos e aumentem a eficiência dos processos internos da empresa sem cometer os erros que um líder sem experiência poderia cometer, como excesso de confiança e entusiasmo em relação ao poder.

Quais os benefícios do executive coaching para uma empresa?

Além de capacitar um líder, o treinamento executivo pode trazer também outros benefícios para a empresa, impactando diretamente os outros funcionários. O executive coaching é capaz de:

  • transformar colaboradores e gestores em líderes eficientes;
  • aprimorar os relacionamentos interpessoais na empresa;
  • desenvolver estratégias de trabalho em equipe;
  • apoiar no desenvolvimento de carreira de seus subordinados;
  • guiar os profissionais rumo às metas desejadas.

Um líder bem desenvolvido é capaz de transformar uma equipe comum num time motivado e sempre atento às inovações do mercado.

O que é preciso saber antes de contratar esse tipo de serviço?

O executive coaching é um programa guiado pela performance, mas os resultados são obtidos de forma gradativa. Isso significa que é impossível transformar pessoas do dia para a noite, mas, com paciência e persistência, os resultados com certeza aparecerão.

Outro ponto a ser considerado é que, assim como um treinador de goleiro provavelmente já foi um atleta defensivo no passado, um executive coach também deve ter tido experiência como diretor ou sócio de empreendimentos. Alguns profissionais insistem em oferecer o treinamento utilizando como base apenas a capacitação adquirida em sala de aula e essa não é uma boa ideia, já que “na prática, a teoria é outra”.

Por fim, a empresa precisa ter plena consciência de que executive coaching não tem nada a ver com life coaching. Enquanto este último tem foco na forma como alguém vê a vida e as oportunidades ao seu redor, o primeiro tem o objetivo de alinhar um profissional às estratégias da empresa.

Ao investir nesse tipo de treinamento, uma empresa garante que as decisões estratégicas do negócio serão implementadas pelos seus gestores, que após o executive coaching, estejam realmente capacitados e que possuam metodologias concisas. Ao final de um treinamento, o colaborador será capaz, inclusive, de impactar outras pessoas, criando líderes preparados em todas as esferas da hierarquia corporativa.

Se essa modalidade de treinamento é interessante para o seu negócio, confira as vantagens de adquirir um treinamento de executive coaching da Prosphera nesse outro post.