Educação Corporativa ou Consultoria Empresarial: qual é a diferença?

Toda empresa precisa se fortalecer imprimindo agilidade aos negócios e estabelecendo mudanças para se sobressair no mercado, bem como promover o desenvolvimento humano. Tudo isso, consequentemente, levará a um crescimento de maneira sustentável, alcançando a lucratividade esperada e criando vantagens competitivas.

Contudo, esses objetivos são frequentemente atingidos por meio de duas práticas muito importantes que têm se tornado cada vez mais comuns nas organizações: a educação corporativa e a consultoria empresarial.

Este artigo pretende esclarecer as principais diferenças entre esses dois recursos utilizados em empresas de todos os portes e setores. Confira!

Educação corporativa

A educação corporativa é o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, que visa formar continuamente os colaboradores da empresa. O seu maior objetivo é implantar uma cultura de aprendizado, valores e competências alinhados às estratégias de longo prazo da corporação, ampliando suas chances de sucesso.

Ela é muito mais ampla do que um treinamento, pois foca em aumentar a produtividade, a competitividade e os resultados da organização. Este método é muito importante, pois é por meio da educação corporativa que todos os níveis da empresa são motivados, agregando valor aos seus produtos e processos, além de melhorar os indicadores de satisfação e retenção dos colaboradores.

Benefícios da educação corporativa

Confira a seguir alguns dos principais benefícios da educação corporativa:

  • desenvolvimento de competências profissionais;
  • desenvolvimento de habilidades de liderança para gestores;
  • orientação de colaboradores para adaptação à cultura empresarial;
  • aprimoramento de comportamentos e atitudes;
  • orientação ao correto manuseio de máquinas e equipamentos;
  • aperfeiçoamento na gestão de processos;
  • qualificação de colaboradores em geral;
  • elaboração de procedimentos de segurança do trabalho;
  • personalização conforme as demandas da empresa;
  • relatórios que facilitam verificar a adesão e obter feedback;
  • simplicidade para alterar conteúdos e melhorar o aprendizado.

Desenvolver uma metodologia de educação corporativa necessita da presença de um consultor especializado no tema, que saberá identificar as principais demandas do seu negócio.

Consultoria empresarial

A consultoria empresarial, por sua vez, é uma atividade de prestação de serviço profissional de diagnóstico e elaboração de soluções acerca de um determinado assunto ou especialidade.

Primeiro, é feito um diagnóstico da situação da empresa, visando levantar as reais necessidades, identificar possíveis soluções, orientar ações e auxiliar em sua implementação. Nesse processo, sempre é considerada a cultura do negócio e do empresário, visto que não existe consultoria em que o consultor resolve tudo sem a participação dos gestores e empresários.

Benefícios da consultoria empresarial

Confira abaixo os principais benefícios da consultoria empresarial:

  • aumento da lucratividade;
  • redução dos custos;
  • redução da necessidade de capital de giro de terceiros;
  • melhora no clima organizacional;
  • eliminação dos retrabalhos;
  • treinamento dos colaboradores para novos métodos e processos de trabalho;
  • levantamento do custo real dos produtos ou serviços, permitindo ações estratégicas de marketing, vendas, compras e formação de preços;
  • avanço gradativo do volume de vendas e faturamento;
  • reestruturação da empresa como um todo, possibilitando o crescimento seguro e organizado.

A empresa que contrata uma consultoria empresarial precisa se organizar para trabalhar em conjunto com o consultor, aproveitando ao máximo seu conhecimento e experiência para realizar as mudanças necessárias e, por conseguinte, crescer.

Educação corporativa x consultoria empresarial: qual escolher?

Depois de observar as definições, principais características e benefícios de ambos os recursos, é preciso analisar quando a empresa necessita contratar um ou outro, já que se tratam de ferramentas corporativas com focos diferentes.

Contudo, ao decidir contratar uma consultoria, é importante definir com clareza quais os objetivos da organização a curto, médio e longo prazo. Também é necessário compreender profundamente qual é a necessidade da empresa e como ela acredita que uma consultoria pode auxiliá-la. Assim, fazer algumas perguntas básicas pode ajudar:

  1. Qual é o tamanho e a gravidade do meu problema?
  2. Possuímos conhecimento e tempo para resolver o problema?
  3. Qual tipo de consultoria pode resolver meu problema?

De forma ampla, podemos dizer que se a empresa deseja desenvolver as competências dos colaboradores e trabalhar a gestão do conhecimento estratégico, deve optar pela educação corporativa. Contudo, se a necessidade é rever e otimizar algum processo e implementar soluções específicas, a opção deve ser pela consultoria empresarial.

Agora que você já sabe a diferença entre educação corporativa e consultoria empresarial, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos como este em seu e-mail?