Curva ABC : O que é e para que serve?

O que é a Curva ABC de estoque?

Uma curva ABC de estoque é um método amplamente utilizado na administração de estoques para classificar e agrupar os diferentes itens de acordo com sua importância para o desempenho do negócio.

Ao usar a curva ABC, você criará uma curva de distribuição forçada de seus itens seguindo a seguinte regra em geral:

  • Categoria A: 20% dos produtos com maior valor agregado;
  • Categoria B: 30% dos produtos com maior valor agregado abaixo de A;
  • Categoria C: 50% dos produtos, o restante;

O cálculo do valor agregado de cada produto, bem como os percentuais específicos do corte entre A / B / C, podem ser feitos a partir de diversos métodos e variarão de empresa para empresa.

A curva ABC pode ser usada para matéria-prima e produtos acabados. Em geral, algumas fórmulas de classificação são usadas:

  1. Em produtos já finalizados: você pode usar critérios como preço de produção / compra do produto, valor final de venda, margem de contribuição ou até mesmo sua rentabilidade mensal média com base no seu histórico de vendas. Este último seria preferível, pois permite uma melhor comparação entre itens com diferentes voltas.
  2. Para matérias-primas: neste caso, o critério pode ser custo de aquisição, giro de estoque, fatores de risco como fragilidade, vencimento ou armazenamento. Além desses, também é possível usar o valor total do estoque por tipo de produto.

Benefícios do uso da Curva ABC:

Geralmente são empresas de alto volume que aplicam a curva ABC porque com ela você pode:

  1. Foco no gerenciamento de estoque;
  2. Garantir que os principais produtos estejam sempre atualizados;
  3. Diminua os custos com compras desnecessárias;
  4. Armazene e invista de acordo com a importância do item;
  5. Reduza a falta de estoque;
  6. Melhor proteger seus ativos;

Um exemplo clássico de aplicação da curva ABC é pensar em uma loja de celulares, mas eles também vendem capas e acessórios. É muito mais importante que você se mantenha bem e garanta o perfeito status de estoque de telefones celulares que possuem um ticket médio e maior lucratividade do que se preocupar em estocar produtos interessantes, mas não cruciais.

Exemplo prático de aplicação da curva ABC

Vamos imaginar um caso fictício aqui de uma empresa que tem 20 produtos já finalizados e que tem os dados de valor de vendas, margem de contribuição e também potencial de vendas mensais, conforme imagem abaixo:

Supondo que você queira usar o critério de valor de vendas para fazer sua curva ABC, seria muito fácil ver na planilha que os produtos 17, 18, 19 e 20 seriam A porque correspondem a 20% de seu portfólio (4 a total de 20 = 20%). Já os produtos de 16 a 10 seriam os produtos B e o resto C.

No entanto, o rating de valor de vendas é apenas uma aproximação de quanto esse estoque realmente vale para você. Se quisermos ir um pouco mais adiante, podemos adicionar o potencial de vendas desse produto e verificar a receita bruta esperada.

Ao fazer isso, vemos que há uma pequena mudança em nossa tabela. Vou colocar a imagem re-ordenada abaixo:

Agora vemos que o produto 3, devido à sua alta rotatividade, na verdade tem um volume de negócios total muito superior ao do produto 19. Portanto, nesta classificação melhorada, temos os produtos 20, 18, 17 e 3 como A.

Finalmente, podemos ir um pouco mais longe em nossa análise e tentar entender quais produtos trazem mais dinheiro para o nosso bolso, ou seja, temos as melhores margens de contribuição e volume de vendas! Estes, sim, são os produtos mais importantes no final do dia. Vamos ver a nova imagem:

Olhando para a lucratividade esperada de cada produto, vemos uma reviravolta total em nosso gerenciamento de estoque. Os produtos que pareciam ter importância pelo seu valor esperado ou receita, estão completamente fora do ranking e agora temos como produtos de classificação A: produto 7, 3, 19 e 6!

Outras aplicações da curva ABC

Embora seu uso seja muito comum na área de inventários, esse é um método de priorização que pode ser aplicado a diferentes desafios de um negócio. Vou citar abaixo alguns outros exemplos:

  • Análise de custos;
  • Otimização de Compras;
  • Avaliação de Desempenho de Empregados;
  • Principais avaliações de clientes;
  • Melhoria do Processo de Negócios;

Créditos: https://bit.ly/2JeakDJ

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