Buscando desenvolver líderes na sua empresa? Siga esses 5 passos

Em 72% das empresas a liderança é considerada um assunto importante, segundo relatório da Deloitte. Com bons líderes é possível direcionar equipes e atingir resultados significativos. Por isso, é preciso saber desenvolver a liderança.

Nesse processo, uma série de coisas precisam ser consideradas. Além de investir em treinamentos específicos, é preciso oferecer feedbacks, melhorar a comunicação interpessoal e alinhar as expectativas dos líderes com os objetivos da empresa, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post você vai conhecer alguns fatores essenciais para desenvolver a liderança na empresa. Continue a leitura e saiba mais!

1. Ofereça feedbacks continuamente

Falar sobre as forças e as fraquezas de um profissional é muito importante, pois assim é possível motivar comportamentos específicos ou eliminar aqueles indesejados. Logo, dar feedback ajuda a criar líderes de acordo com o que é desejado pela empresa.

Na hora de dar feedback, uma coisa é essencial: equilíbrio. Não basta informar o que o profissional está fazendo de errado, também é preciso elogiá-lo pelos seus acertos. Dessa maneira pode-se mostrar que a empresa também enxerga e valoriza seus pontos positivos.

2. Realize avaliações de desempenho

É importante avaliar o desempenho dos profissionais para saber se eles estão ou não entregando os resultados desejados pela empresa. Dessa forma é possível ter uma visão mais sistêmica e tomar decisões estratégicas, como treinar, remanejar ou promover alguém.

Essa avaliação pode ser feita ao acompanhar as metas, as métricas ou os indicadores de desempenho dos profissionais.

3. Melhore a comunicação interpessoal

Sem uma comunicação adequada é difícil informar o que se espera dos profissionais e torná-los verdadeiros líderes. Por causa disso, é importantíssimo investir em canais que favoreçam o diálogo interno e criar uma cultura de transparência e credibilidade.

Há diversas práticas que podem melhorar a fluidez das mensagens. É possível implementar canais de comunicação — como aplicativos mobile ou redes sociais corporativas. Além disso, é possível investir em reuniões one-on-one, em que um líder e um liderado conversam e avaliam como melhores resultados podem ser alcançados.

4. Invista em treinamentos e educação corporativa

Para desenvolver líderes na empresa é crucial investir em treinamentos e educação corporativa. Use a avaliação de desempenho para identificar as competências que precisam ser desenvolvidas no profissional — como a habilidade de negociação, liderança ou comunicação. Em seguida, busque instrutores com experiência e conhecimento suficientes para oferecer o treinamento.

5. Alinhe as expectativas dos liderados e da empresa

Todo profissional deseja crescer e alcançar cargos ainda mais elevados dentro da empresa, então por que não alinhar essas expectativas com os objetivos do negócio? Assim, sempre que um profissional atingir bons resultados, beneficiando a empresa, ele também poderá crescer.

Esse alinhamento de expectativas deve ser feito por meio de um bom plano de carreira. O plano deve mostrar aos profissionais quais cargos podem ser ocupados desde que determinadas metas sejam atingidas e que eles tenham um tempo determinado de “casa”.

Ao aplicar essas dicas será possível desenvolver a liderança na empresa. Caso você ainda encontre dificuldade, vale buscar no mercado de trabalho profissionais com as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para ocupar o cargo de liderança.

Agora que você está por dentro do assunto, aproveite para continuar aprendendo. Leia este post e saiba como criar uma boa cultura organizacional!

Share