Análise SWOT

Análise SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weakness (fraquezas), Opportunites (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, é chamada de análise FOFA.

No mundo dos empreendedores, é necessário saber avaliar a situação do negócio e o cenário em que está inserido para entender qual é o caminho certo a seguir. E é por isso que usamos a análise SWOT.

No post de hoje, vamos falar sobre a análise SWOT, como uma alternativa para complementar e melhorar o planejamento do seu empreendimento.

O que é análise SWOT ou FOFA

Como mencionamos acima, é uma abreviação para Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo a um negócio, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Deste modo, são analisadas também as oportunidades e ameaças.

A Matriz SWOT é o resultado da análise. Ela ajuda a identificar os fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção.

O que é Matriz SWOT?

A matriz SWOT é uma metodologia simples, em formato de quadro, que facilita a visualização e o entendimento das informações coletadas. Para que a análise SWOT seja eficiente, o negócio deve fazer a análise periodicamente para que as áreas da empresa estejam em constante evolução e melhoria.

Como fazer uma análise SWOT?

  1. Analise os fatores internos: Força e fraqueza
  2. Analise os fatores externos: Oportunidades e ameaças
  3. Analise o microambiente e o macroambiente
  4. Elabore a matriz SWOT priorizando os itens mais relevantes
  5. Analise todos os pontos destacando os fatores positivos e negativos

Ela pode ser feita de diversas maneiras, como em planilhas, no papel, você pode usar os quadros do Trello.

Regras importantes

Confira algumas regras importantes para alcançar o sucesso da melhoria:

  • Analise as áreas específicas em que você atua;
  • Observe como a sua concorrência se comporta;
  • Monte um documento simples e curto para análise;
  • Seja realista – mascarar a realidade só irá prejudicar
  • Combine outras metodologias de análise e diagnóstico

 

A Análise SWOT é uma ferramenta simples de ser construída e pode oferecer resultados sólidos para a sua empresa.

Para buscar o sucesso com a análise SWOT, é imprescindível que toda a equipe esteja bem treinada e empenhada em dar o melhor de si.

Identificar as fraquezas da própria empresa pode ser um processo doloroso. Mesmo assim, mantenha a cabeça erguida – é um grande desafio.

No final das contas, a análise SWOT resulta em um grande aprendizado sobre sua empresa e seu mercado.

A Prosphera Educação Corporativa oferece à sua empresa treinamento e consultoria de Marketing. A Consultoria de Marketing Prosphera conta com consultores de vasta experiência, que proporcionarão a sua empresa alta performance nos processos de marketing, elaborando o planejamento estratégico baseado nas pesquisas de mercado (pesquisa de clientes, concorrentes e fornecedores), cliente oculto, curva ABC de produtos, análise SWOT, mix de produtos, análise dos processos comerciais e canais de venda.

Fique atualizado

Se inscreva para receber gratuitamente artigos, matérias e pesquisas relacionadas a processos:

Inscreva-se

Aproveite também e siga nossas redes sociais como FacebookInstagram, Linkedin e Youtube.