4 estratégias poderosas para investir na equipe de RH

Uma equipe de RH bem estruturada pode contribuir de diversas formas para a empresa, tornando-a mais próspera e competitiva no mercado. Indo mais além, o departamento também é fundamental para tornar o ambiente mais agradável e produtivo para todos.

Mas é preciso saber como investir nessa equipe, alinhando-a e motivando-a na busca por resultados fora da curva. Para tanto, diversas coisas podem ser feitas, como a implementação de treinamentos, metas inteligentes e consultorias empresariais.

Pensando nisso, no post de hoje, trazemos um guia especialmente para você. A seguir, vamos te ensinar algumas estratégias poderosas para investir na equipe de RH. Continue a leitura, fique por dentro do assunto e mãos à obra!

1. Melhore a comunicação da equipe

A comunicação é um item fundamental. Se ela não for adequadamente planejada, pode abrir espaço para diversos conflitos dentro do grupo, bem como conversas paralelas e erros operacionais. Por isso, é preciso melhorar o diálogo do time de RH.

Isso pode ser feito por meio da implementação de novos canais de comunicação, como sistemas específicos, intranet e murais de recados. Ainda mais importante é fazer com que o líder da equipe de RH comprometa-se com o assunto, comunicando-se bem com a equipe e motivando-a a fazer o mesmo.

2. Invista em treinamentos para os profissionais

Uma equipe treinada certamente realiza suas funções com maior qualidade, rapidez e segurança. Para tanto, é importante manter o time competente, com os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para desempenhar suas atividades diárias.

Existem diversos modais de treinamento que podem ser usados, como os online ou mesmo jogos empresariais. Os mais eficazes são os presenciais, dentro e fora da empresa, que podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada equipe.

3. Defina OKRs inteligentes

Uma variação de meta cada vez mais usada é a OKR, do inglês, Objectives and Key Results — ou “objetivos e resultados chave”. Com ela, é possível definir os objetivos principais que toda a equipe de RH deve perseguir e, depois, desmembrá-los em resultados menores e que devem ser alcançados no curto prazo.

Veja, agora, um exemplo:

  • Objetivo: reduzir o nível de turnover dos funcionários;
  • KR1: aumentar a satisfação dos funcionários em 25%;
  • KR2: reduzir o número de faltas recorrentes em 13%;
  • KR3: capacitar 100% do time de funcionários.

Então, você deve definir entre 4 e 5 OKRs para a equipe de RH e, depois, monitorá-las constantemente e acompanhar os resultados alcançados. Compartilhe o progresso com o time e incentive-o na busca por resultados cada vez maiores.

4. Conte com uma consultoria especializada

Trabalhar com pessoas não é fácil, afinal, inúmeras variáveis precisam ser consideradas. Por isso, muitas vezes, a equipe de RH pode precisar de uma ajuda extra para colocar tudo no lugar.

Nesse caso, uma ótima opção é contar com o auxílio de uma consultoria de RH. Veja as principais contribuições do serviço:

  • identificar e levantar indicadores-chave de desempenho;
  • melhorar o clima de trabalho;
  • desenvolver uma cultura de criatividade e alto desempenho;
  • desenvolver sistemas de meritocracia;
  • implementação de ações de endomarketing.

Viu só? Colocando nossas dicas em prática, você conseguirá revolucionar a equipe de RH. Lembre-se de que construir um time forte pode ser um grande diferencial competitivo, capaz de destacar a empresa da concorrência no mercado. No final, grandes resultados poderão ser conquistados.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para desenvolver sua equipe de RH? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ver o que podemos fazer por você. Vamos lá!

Share